Economia

Ministro Diamantino Azevedo visita petrolíferas chinesas

JA Online

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, visitou, esta segunda-feira, a petrolífera China National Petroleum Corporation (CNPC) e a China National Chemical Engeneering Company (CNCEC).

18/03/2024  Última atualização 12H15
Ministro Diamantino Azevedo visita petrolíferas chinesas © Fotografia por: MIREMPET

Na ocasião, o ministro acompanhado pelos presidentes dos Conselhos de Administração da ANPG e Sonangol  reuniu-se com a direcção das petrolíferas chinesas onde abordaram temas como as oportunidades em Angola para a exploração de blocos petrolíferos em terra e no mar, refinação e petroquímica, comércio de petróleo bruto, desenvolvimento de amónia e ureia para a produção de fertilizantes, minerais sólidos, entre outros temas de interesse recíproco.

"Não temos intenção de deixar de explorar os nosso recursos petrolíferos e mineiros. Vamos é continuar a cuidar do ambiente, descarbonizar mais e diminuir cada vez mais a emissão de gases de efeito estufa" disse o governante angolano, corroborado pelo presidente da CNPC, Huang Yougzhang, para quem "a produção de petróleo e gás  natural é essencial para a sociedade actual".

A delegação angolana apontou, ainda, os desafios da construção da Refinaria do Lobito no tempo e qualidade acordados, bem como a possibilidade de se adicionar a componente petroquímica ao projecto. As duas delegações falaram ainda sobre o "projecto Amufert" ligado à produção de amónia e ureia, elementos que quando adicionados ao potássio e fosfatos resultam em fertilizantes para a agricultura.

Já o presidente da CNEC, Mo Dingge, disse estar disposto a cumprir os compromissos já assinados com a Sonangol e a avançar com outros com base em uma parceria que permita ganhos recíprocos. Nos próximos dias, uma delegação da CNCE será enviada a Angola para aprofunda conhecimentos e decidirem sobre as futuras áreas de cooperação.

Em Setembro deste ano acontece a Cimeira China-África e que, mais uma vez, contará com a presença do Presidente João Lourenco. Até lá, segundo Diamantino Azevedo, "temos de apresentar aos Presidentes (Angola e China) os resultados da cooperação e propor novos projectos".

De acordo com as informações divulgadas pelo Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, estão, igualmente, agendadas para hoje, duas audiências e uma visita à petrolífera SINOPEC , em Beijing, devendo ser recebidas delegações da Huawei e de uma universidade centenária.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia