Política

MPLA exorta militantes a estarem preparados para os desafios da DPA

Nicolau Vasco|Menongue

Jornalista

O primeiro-secretário do MPLA no Cuando Cubango, José Martins, apelou aos militantes, na comuna do Longa, município do Cuito Cuanavale, a apostarem na formação académica e profissional, para corresponderem aos desafios da nova Divisão Político-Administrativa (DPA), cujo projecto prevê a divisão da província em duas, nomeadamente Cuando e Cubango.

19/02/2024  Última atualização 08H23
Primeiro-secretário do partido dos “camaradas” aconselhou os militantes a se formarem © Fotografia por: Nicolau Vasco | Edições Novembro

Ao intervir no acto político de massas realizado na comuna do Longa, no quadro da divulgação da Agenda Política do MPLA referente ao presente ano, José Martins disse que a concretização da DPA vai permitir o aumento do número de municípios e exigir maior dinamismo e qualificação dos quadros.

O político mostrou-se confiante na aprovação, nos próximos dias, do projecto da DPA pelos deputados à Assembleia Nacional, tendo destacado que o momento é ideal para se começar a pensar nos quadros, uma vez que o desafio será maior para as duas futuras províncias a serem criadas com a divisão do Cuando Cubango.

José Martins explicou, ainda, que a elevação de algumas comunas à categoria de município vai permitir a reabilitação urgente das estradas nacionais que dão acesso ao interior da província e países vizinhos.

"Por isso, o desafio é preparar os recursos humanos, para estarem à altura de colocar em pleno funcionamento as infra-estruturas da Administração do Estado e garantir melhor prestação de serviços  às populações e aos potenciais investidores”, disse. O também governador provincial destacou que o MPLA, desde a sua fundação, em 1956, tem sido um partido que tem sabido responder aos desafios para a resolução dos problemas que afligem as populações e o desenvolvimento do país, que passa, sobretudo, pela formação académica e profissional do homem.

No que se refere aos cinco eixos da Agenda Política do partido, José Martins indicou que têm como principal objectivo promover a imagem do país para captar investimento e cerrar fileiras à volta do líder João Lourenço, para que continue a dirigir os destinos de Angola.

Quanto à questão da coesão interna do MPLA, José Martins pediu aos dirigentes do partido mais trabalho com as estruturas de base, para que os militantes possam aprofundar a democracia interna, de forma a que todos estejam presentes na resolução dos principais problemas das populações e do país.

Sobre a questão que tem a ver com a dinamização do crescimento produtivo, a nível nacional, considerou ser um eixo fundamental, onde a província do Cuando Cubango tem uma palavra a dizer, uma vez que possui bastantes recursos naturais, tendo destacado "as terras aráveis e os recursos hídricos em abundância”, que contribuem para o fomento da agropecuária, turismo transfronteiriço, entre outros.

Durante o discurso, José Martins alertou os militantes para a importância da solidariedade, pelo facto de ser um dos eixos da Agenda Política, sublinhando que o perdão, a paz e a reconciliação devem prevalecer, para que se preserve a unidade nacional e a paz entre os angolanos.

José Martins exortou, também, os quadros e dirigentes, a todos níveis, no sentido de trabalharem para uma maior divulgação da Agenda Política do partido, enquanto documento que contém as linhas orientadoras do MPLA para o ano em curso. O acto político foi testemunhado pela secretária para a Área Social do Bureau Político e coordenadora do grupo de acompanhamento do MPLA à província, Maricel Capama, deputados à Assembleia Nacional e primeiros-secretários municipais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política