Reportagem

Município do Ecunha escoa mais de 180 toneladas de batata-rena por mês

Justino Victorino | Ecunha

Jornalista

O município da Ecunha escoa, mensalmente, mais de 180 toneladas de batata-rena, produzida pelos camponeses locais, para a província de Luanda, concretamente no mercado do Km-30 e para outros centros comerciais do país.

28/12/2023  Última atualização 11H26
Administradora municipal do Ecunha, Guilhermina Bacia © Fotografia por: Joaquim Armando Edições Novembro | Huambo
Conhecido como a "Rainha da batata-rena”, o município possui solos propícios e quantidade suficiente de rios, que proporcionam água bastante para a irrigação das plantas e cgarantir colheitas abundantes.

A administradora municipal do Ecunha, Guilhermina Bacia, disse que os camponeses estão apostados em aumentar os índices de produção alimentar, com realce para a batata-rena, sendo, por isso, a região considerada a "Rainha da batata- rena”. O município é, também, forte na produção de  feijão, milho, soja, massambala, trigo, ginguba e hortícolas.

Terraplanagem das vias

Venâncio Chilembo, membro da cooperativa agrícola "Faz Tudo Pelo Tempo”, disse estar satisfeito com a terraplanagem de algumas vias que dão acesso às zonas de cultivo, apelando que se dê maior atenção à livre circulação de pessoas e bens, "porque investir na agricultura é apostar no desenvolvimento socio-económico da província”.

O agricultor entende que os índices de produção agrícola dependem igualmente das boas condições das estradas, para se garantir o transporte das mercadorias do campo para os principais mercados e centros de consumo.

"Há muitos agricultores empenhados no aumento da produção da batata-rena, mas a falta de meios de transporte para o escoamento dos produtos tem sido um grande obstáculo, por isso enormes quantidades de produtos se  têm deteriorado nas lavras devido a esta situação”, lamentou.

No presente ano agrícola, a Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA), através das escolas de campo, desbravou mais de 32 mil hectares de terras aráveis dos camponeses associados, com o envolvimento de 16 mil famílias, com o objectivo de aumentar a produção de batata-rena.

Expansão da rede sanitária

A administradora Guilhermina Bacia informou que o ano de 2023 termina com um crescimento notável, devido ao aumento dos estabelecimentos de ensino e a expansão da rede sanitária em tod o município.

A estratégia do Governo da província de construir muitas escolas, notou, possibilitou a inserção de um maior número de crianças no sistema público de ensino, aumento da qualidade e melhoria das condições de trabalho dos professores.

Fruto destes investimentos, acrescentou, o município do Ecunha é hoje destino de muitos estudantes provenientes de outros municípios da província, à procura de melhores instituições e qualidade de aprendizagem.

"As autoridades locais continuam a apostar num ensino de qualidade na região, criando condições para elevar o nível de preparação dos docentes”, afirmou a administradora.

Número de alunos

No presente ano lectivo, foram matriculados 39.783 alunos do ensino primário ao II ciclo.

Ecunha tem um total de 45 escolas, sendo 29 na sede e 16 na comuna do Chipeio. O ensino primário ocupa 36 instituições e as restantes são colégios do I ciclo e liceus do II ciclo.

 O sector da Saúde controla 10 centros, quatro postos de saúde e um Hospital Municipal, fazendo um total de 15 unidades sanitárias, bem como 18 médicos de diferentes especialidades.

Formação profissional

No domínio da Formação Profissional,  mais de 600 jovens foram formados nas especialidades de carpintaria, alvenaria, bate-chapa, electricidade de baixa tensão, canalização, mecânica auto e serralharia, pelo Centro de Formação Profissional Municipal.

Com duração de nove meses, os cursos foram promovidos pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), com o objectivo de criar oportunidades de emprego e fomentar pequenos negócios no seio dos jovens.

Segundo a administradora municipal, muitos dos jovens formados vão ser integrados como trabalhadores do referido Centro de Formação, para dar o seu contributo na construção e reconstrução da região.

Assegurou que os demais profissionais vão criar os seus próprios negócios, através do auto-emprego.

 No quadro do programa de assistência aos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, foram construídas e distribuídas algumas casas sociais de tipo T3. Muitas das famílias tidas como desfavorecidas são assistidas regularmente pela Administração, com bens diversos.

Turismo

O município do Ecunha está aberto ao investimento no sector do Turismo, uma vez que preserva a beleza das suas principais paisagens naturais.

Ecunha tem um grande suporte para desenvolver o sector Hoteleiro e Turístico, aproveitando as potencialidades da Ilha dos Amores, principal cartão de visitas para os turistas.

 O município tem, igualmente, a vantagem de conseguir observar em grande plano o ponto mais alto de Angola, o morro do Moco, em virtude da sua vizinhança com o município do Londuimbali.

Energia de Laúca

As autoridades locais acreditam que, com a chegada da energia da barragem Hidroeléctrica de Laúca e com a reabilitação do troço que liga à Ilha dos Amores, na comuna do Chipeio, ao sector de Chitatamela, haverá condições para que grandes empresas invistam no sector do Turismo.

Ganhos do PIIM

A administradora Guilhermina Bacia admite que o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) está a mudar a imagem da vila de Ecunha, com a construção de vários equipamentos sociais, alguns já concluídos e outros em execução.

Entre os novos equipamentos sociais destacam-se escolas,  centros e postos de saúde, vias rodoviárias, sistemas de abastecimento de água potável, energia eléctrica, casas sociais, pontes e pontecos.

Ainda no âmbito das acções do PIIM, foi aprovado, para o município do Ecunha, um montante financeiro avaliado em 971 milhões e 426 mil kwanzas, tendo sido já desembolsados 837 milhões e 544 mil  kwanzas em vários projectos sociais.

A administradora frisou que os sectores da Saúde e Educação estão a registar avanços significativos em todas as localidades do município, pelo facto de não haver constrangimentos relacionados com os desembolsos financeiros para a conclusão das várias obras já lançadas pelo Governo Provincial do Huambo.

Estrada Ecunha-Caála

Guilhermina Bacia referiu que no domínio das Estradas, melhorou a circulação no percurso entre os municípios do Ecunha e Caála, depois de ser asfaltada.

Explicou que as estradas das zonas de maior produção agrícola no município estão a ser terraplanadas, para permitir o escoamento da produção agrícola para os principais centros de consumo.

A administradora informou que estão em fase de conclusão as obras de reabilitação da Estação de Tratamento de Água (ETA), cinco escolas do ensino primário e secundário, das quais uma já está concluída, faltando apenas a sua inauguração e a construção de um posto de saúde.

  Distribuição de instrumentos agrícolas

A administradora do Ecunha informou que o Governo do Huambo, por via do Gabinete Provincial da Agricultura, Florestas e Pescas, na presente campanha agrícola distribuiu instrumentos agrícolas, fertilizantes e sementes diversas, de acordo com a solicitação dos camponeses

A responsável admitiu haver uma produção agrícola satisfatória a nível do município do Ecunha, porém lamentou a insuficiência de meios de transporte para escoar os produtos, devido à falta de algumas pontes. Por causa disso, o principal veículo de carga, actualmente, são as motorizadas de três rodas.

Guilhermina Bacia disse acreditar que as perdas de produtos que se verificava em algumas famílias camponesas estão a ser ultrapassadas, principalmente com a entrega de meios de transporte a operadores económicos sedeados na região, que têm a missão de tirar os produtos do campo para os principais centros de consumo.

"O município do Ecunha, além de possuir áreas muito propícias para a agricultura, é uma região privilegiada em recursos hídricos e com zonas para a pecuária”, sublinhou.

  Expansão dos serviços sociais é reconhecida

O cidadão Maurício Chayevala reconheceu haver esforços acrescidos do Executivo para melhorar, cada vez mais, as condições de vida da população do município do Ecunha, sobretudo no domínio da Educação, Saúde, Energia e Água, Habitação e outros sectores.

Segundo o munícipe, é essencial que o Governo da Província do Huambo, através da administração local, continue a apostar cada vez mais na expansão destes serviços com o intuito de melhorar a vida dos cidadãos na circunscrição.

Maurício Chayevala reconhece que o sector da Saúde evoluiu, com a melhoria dos níveis de atendimento, bem como a implementação das Feiras da Saúde, que estão a possibilitar aos cidadãos fazer consultas médicas mais próximo das residências. Sublinhou igualmente o facto de o processo de ensino ser extensivo para todos. "Só não estuda quem não quer”, enfatizou.

Localizado 30 quilómetros a Oeste da cidade do Huambo, capital da província,  o município do Ecunha assinalou, no dia 13 deste mês, 52 anos desde que ascendeu à categoria de vila,  a 13 de Dezembro de 1971. A data foi celebrada sob o lema "Ecunha - 52 Anos com a participação de todos, rumo ao crescimento económico e urbanístico”.

 Com uma população estimada em 111.825 habitantes, faz limite com os municípios do Londuimbali, Caála, Huambo, Bailundo, Ukuma e Longonjo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Reportagem