Desporto

Muzadi considera positiva acção promovida na Huíla

Gaudêncio Hamelay |Lubango

Jornalista

O Campo de Treinamento promovido pela Africell em parceria com academia da Jr. NBA África e Associação Provincial de Basquetebol da Huíla que visou avaliar técnicas das crianças dos 12 aos 17 anos de escolas, núcleos e clubes locais atingiu resultados positivos.

08/04/2024  Última atualização 08H45
Antigo internacional angolano satisfeito com o trabalho desenvolvido pela NBA Africa © Fotografia por: Edições Novembro

A avaliação é do antigo basquetebolista internacional, Victor Muzadi, que reconheceu ser positiva a actividade de descoberta de novos talentos, realizada sábado no Lubango, patrocinada pela Africell em parceria com academia da NBA África e Associação provincial de Basquetebol da Huíla.

Participaram 250 atletas afectos aos clubes do Desportivo da Huila, Benfica do Lubango, Heja Sport Clube, Sporting e Ferrovia da Huila, núcleos de Basquetebol da Humpata, Desportivo da Chibia, Núcleo Soldados de Cristo e Colégio Paula Frassinett do Lubango.

Victor Muzadi afirmou que a Africell que tem parceria com a NBA África, dentro das suas responsabilidades, desde a massificação de basquetebol e suas responsabilidades sociais, escolheu a cidade do Lubango para realizar este lançamento.

Os resultados esperados nesta actividade que movimentou 250 crianças em ambos sexos, sustentou, visam despertar à vontade e criar uma plataforma de disposição para os talentos que existem a nível de Angola, onde a rede Africell está presente.

"É a primeira vez que se realiza nuna província. A cidade do Lubango foi escolhida devido ao clinica e possui montanhas bonitas", frisou. Em termos de mercado, referiu Victor Muzadi, a resposta é positiva. A Africell considera muito esta província por obter bons resultados e em termos de visão também. Nesta óptica, avançou, a primazia vai um pouco para estes factores.

Assegurou que no tocante ao material, sobretudo bolas e outras, vai deixá-lo para alguns clubes visitados. "Como é inicio, vamos voltar a passar por aqui. E já soubemos das necessidades dos clubes visitados. Por isso, aos poucos iremos ver como se preencher", garantiu.

Victor Muzadi ressaltou que os praticantes de basquetebol na Huíla têm muita vontade e disponibilidade física. Mas, considera ser difícil avaliar. Justificou que tinha que ficar mais tempo e ver jogos oficiais para realmente ter uma ideia

Para o ex-poste do 1º de Agosto, o mais importante são os talentos que existem com vontade e disponibilidade, por serem os dois elementos fundamentais para criar uma boa base e bons executantes.

Victor Muzadi enalteceu a recepção que teve na Huila e reconheceu ter sido fantástica.

Acção formativa de maior abrangência

Dentro deste projecto, realizou-se um clinic para 3x3 para completar a busca de conhecimentos apresentados pela associação de basquetebol da Huíla, que tinha algum interesse em aprender sobre essa competição 3x3 que Victor Muzadi desenvolve.

 No referido clinic que decorreu em cerca de três horas, participaram treinadores, jogadores e oficiais de mesa. Temas sobre os fundaimentos básicos do basquetebol, os condicionamentos físicos, a intrusão e como aproveitar o espaço de 250 atletas em duas tabelas, estiveram em evidência, segundo Victor Muzadi.

"É um desafio e nós queremos apresentar uma caixa de vários exercícios em bloco, onde todas as crianças, durante um tempo, vão trabalhar em circuito", disse. Adiantou que isto visa mostrar o que se deve usar na comunidade com pouco espaços, para ocupar as crianças ou os adultos também.

 

 

 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto