Regiões

Namibe promove campanha de cirurgias de cataratas

JA Online

A província do Namibe promove, de hoje até domingo, uma campanha de cirurgias de Cataratas, rastreio de Glaucoma e outras patologias oculares, soube o JA Online.

11/03/2024  Última atualização 15H57
Namibe promove campanha de cirurgias de cataratas © Fotografia por: Direito Reservado
A abertura da campanha provincial de cirurgias promovida pelo Governo do Namibe em pareceria com Ministério da Saúde e o Instituto Oftalmológico Nacional de Angola, teve lugar no Hospital Municipal do Saco-Mar, localizado em Moçâmedes.

Na ocasião, o governador local, Archer Mangueira, explicou que a presente campanha que decorre na semana mundial de Glaucoma, destina-se em aumentar a consciencialização da população sobre os perigos das doenças oculares, sendo que, a Glaucoma é a primeira causa da cegueira irreversível no mundo.

Archer Mangueira sublinhou, ainda, que a doença rouba a visão de forma silenciosa, por isso a necessidade extrema que as pessoas estejam sensibilizadas para a vigilância e para que tenham condições para proceder ao rastreio da doença.

Por sua vez, a directora Nacional do Instituto Oftalmológico de Angola, Luísa Paiva, disse que a referida vai tratar as doenças de fórum ocular, assim  como capacitar técnicos locais para o acompanhamento dos casos registados de modo a permitir a equipa médica  atender o maior número de pacientes afectadas com cataratas durante os sete dias de campanha.

As informações foram divulgadas pelo Governo Provincial do Namibe, no Facebook.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões