Sociedade

Nuno Caldas defende reestruturação de rádios

Jurelma de Castro

Jornalista

O secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas, defendeu, ontem, em Luanda, a necessidade da reestruturação das instalações das rádios locais, para que possam estar à altura do novo contexto da comunicação.

24/02/2024  Última atualização 12H25
Secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas © Fotografia por: Edições Novembro
Nuno Caldas, que falava durante uma visita de constatação às instalações das rádios Cazenga, Viana e Cacuaco, disse que o Executivo pretende que os órgãos de Comunicação Social sejam, cada vez mais, pedagógicos, formadores e informadores.

"Migramos o sistema analógico para o digital, precisamos preparar os quadros para este novo paradigma da comunicação digital, a fim de que possam adoptar uma postura de maior interacção com o cidadão e de maior proximidade, por serem veículos de transformação, divulgação e formação cultural do cidadão”, sublinhou.

As direcções das rádios comunitárias foram aconselhadas a reforçar a informação de proximidade e a liberdade de expressão, para uma cidadania participativa e inclusiva.

Do ponto de vista da formação, disse que serão feitas por via do Centro de Formação de Jornalistas (Cefojor), de forma permanente e periódica, para que os jornalistas possam estar à altura dos desafios actuais da sociedade e, sobretudo, das tecnologias de informação.

Em relação à carência de recursos humanos, explicou que o Executivo vai adaptar a caracterização dos municípios e apoiar a mobilidade dos quadros.

Quanto à reestruturação das rádios, o secretário de Estado para a Comunicação Social avançou que será feita de forma gradual, uma vez que as infra-estruturas existem há mais de dez anos.

Nuno Caldas avançou que o sector tem um programa de visitas às províncias do Bié, Cuando Cubango, Namibe e Huíla.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade