Política

Oposição pede celeridade na execução de projectos

Nicolau Vasco|Menongue

Jornalista

Os representantes da UNITA, PRS e da coligação CASA-CE exigiram, quarta-feira, em Menongue, mais celeridade na implementação dos projectos do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), que, no Cuando Cubango, “ainda não conheceu a execução de qualquer obra digna de realce”.

25/04/2021  Última atualização 09H38
Obra do PIIM no Cuando Cubango © Fotografia por: DR
Durante um seminário sobre o PIIM no Cuando Cubango, dirigido aos responsáveis dos partidos políticos com assento parlamentar, o primeiro secretário provincial da UNITA, Francisco António, CASA-CE, Bernardo Kukumesso, e do PRS, Samuel Messene, questionaram o governador da província, Júlio Bessa, sobre o atraso na execução das obras, quando nas restantes províncias assiste-se à inauguração de vários empreendimentos.

 Para eles, "a demonstração de imagens e fotografias sobre os projectos tipo, uma exibição feita quase que constantemente, não é a solução” e deve partir-se, rapidamente, para a execução prática "porque a experiência do passado mostrou-nos que muitas obras foram bem projectadas e iniciadas mas, até hoje, encontram-se inacabadas e abandonadas”.

 Francisco António, da UNITA, é de opinião que, "embora teoricamente, os projectos do PIIM pareçam estar alinhados com as normas estabelecidas, é necessário que o governo do Cuando Cubango comece, de forma enérgica, com a execução prática das obras, para que a população, sobretudo das zonas recônditas da província, desfrute dos ganhos nos sectores da educação, saúde, água potável, energia eléctrica, entre outros”.

 Apelou ao Ministério das Finanças que garanta as verbas de todos os projectos do PIIM nesta região, para evitar que a província do Cuando Cubango se transforme no "campo santo” de obras inacabadas. O seminário contou, também, com a presença de magistrados Judiciais e do Ministério Público, o cardeal D. Eugénio Dal Corso e outros líderes religiosos, autoridades tradicionais, empresários e associações juvenis.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política