Um estudo israelita divulgado hoje, (11), pela imprensa local revelou que a variante sul-africana do coronavírus é mais resistente do que a britânica à vacina da Pfizer/BioNtech, embora sem especificar o grau de resistência.
O ex-presidente da Costa do Marfim Laurent Gbagbo, em liberdade condicional em Bruxelas após absolvição em primeira instância pela justiça internacional, regressará à Costa do Marfim "em meados de Março", disse hoje o seu partido.
O Assoa, que falava perante várias dezenas de apoiantes de Gbagbo num hotel em Abidjan, disse que este regresso será feito "em conformidade com uma lei aprovada em 2015" sobre as regalias de antigos chefes de Estado.
"Algumas pessoas pensam que queremos levar a cabo um golpe", afirmou Adou Assoa, dizendo que, pelo contrário, tem orientações do Laurent Gbagbo para negociar com o Governo "um regresso tranquilo" do ex-chefe de Estado, que "seja uma alegria para aqueles que querem a paz e a reconciliação no país".
"Vamos preparar-nos para uma grande celebração", disse Assoa, apresentando roupas, bonés e camisolas com a imagem de Laurent Gbagbo.
O Ministro da Reconciliação Nacional da Costa do Marfim, Kouadio Konan Bertin, anunciou na semana passada que iria encontrar-se com Laurent Gbagbo em Bruxelas para discutir as modalidades do seu regresso à Costa do Marfim.
O regresso de Gbagbo é um dos pontos em discussão entre o Governo e a oposição, que não reconhece a reeleição do Presidente Alassane Ouattara no final de Outubro de 2020, considerando o seu terceiro mandato inconstitucional.
No entanto, o chefe de Estado já garantiu em várias ocasiões que era a favor do regresso do seu antecessor.
Laurent Gbagbo está em liberdade em Bruxelas após a absolvição em primeira instância pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) de crimes de guerra e contra a humanidade.
O ex-chefe de Estado da Costa do Marfim foi preso no final da crise pós-eleitoral 2010-2011, motivada pela sua recusa em aceitar a derrota face ao actual Presidente, Alassane Ouattara, de que resultaram 3000 mortes.
Transferido para o TPI em 2011, foi absolvido em primeira instância em Janeiro de 2019, estando ainda a ser ponderado recurso da sua absolvição pelos procuradores do tribunal.
Gbagbo, 75 anos, recuperou o seu passaporte marfinense no início de Dezembro, tendo anunciado para esse mesmo mês o regresso à Costa do Marfim, o que acabou por não se concretizar numa altura em que o clima político no país era ainda muito tenso após as eleições presidenciais de Outubro.
A votação ficou marcada por um boicote da oposição e por violência em várias cidades do país, da qual terão resultado pelo menos 85 mortos e quase 500 feridos, segundo diversas estimativas.
O processo de atribuição do passaporte ao antigo Presidente arrastava-se há meses, com os seus apoiantes a acusarem as autoridades marfinenses de se recusarem a conceder-lhe o documento para que não pudesse regressar ao país para as eleições presidenciais de Outubro.
A candidatura presidencial de Laurent Gbagbo chegou a ser apresentada na Costa do Marfim pelos seus apoiantes, mas foi invalidada pelo Conselho Constitucional.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs combates entre rebeldes 'houthis' e forças pró-Governo intensificaram-se perto de Marib, o último reduto das autoridades no Norte do Iémen, matando 53 pessoas de ambas as partes nas últimas 24 horas, disseram, ontem, fontes militares.
A polícia paquistanesa indicou hoje, (9), ter encontrado uma vala comum contendo os corpos de 16 mineiros que estavam desaparecidos no noroeste do Paquistão há uma década e que se acreditava terem sido raptados por militantes extremistas.
À medida que o tempo vai passando e inexoravelmente aumenta a minha idade, assim vou olhando para trás, fazendo nos retrocessos de datas marcantes da vida, paragens para pensar.
A degradação dos valores morais é uma realidade um pouco por todo o mundo.
O mês de Março é o mês em que as empresas andam atarefadas com o processo de convocação da assembleia geral anual dos seus sócios, na qual estes devem aprovar o desempenho da administração e as contas do exercício do ano anterior.
Quando todas as evidências apontavam o desfecho da presente época chuvosa em jejum, com resultados desagradáveis para o ano agrícola (salvaguardando as excepções), eis que Luanda, cidade capital do País, foi banhada com uma estridente chuva, no dia 3 de Abril, que quase comprometia as eleições na Associação da Imprensa Desportiva Angolana.
O presidente da CASA-CE procedeu, sexta-feira, 2, no município do Soyo, província do Zaire, ao lançamento da campanha nacional de mobilização de novos militantes, denominada “1+5”, tendo em vista os desafios eleitorais de 2022.
O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, inaugurou, ontem, na localidade de Ombala Yo Mungo, município de Ombandja, no Cunene, o sistema de abastecimento de água potável, no quadro do Programa de Acções Estruturantes para a Mitigação dos Efeitos da Seca.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) está a constatar a existência ou não, na Penitenciária do Caboxa, no Bengo, de casos de presos condenados com penas expiradas que aguardam apenas pela soltura, informou, ontem, a subprocuradora-geral da República e coordenadora-adjunta da Região Judicial Norte, Elizabeth Paulo.
O Presidente da República, João Lourenço, nomeou, ontem, Adélia Muambeno Samuel vice-governadora do Cuando Cubango para o sector Político, Económico e Social, e Domingos Bernardo Bambi vice-governador do Cuanza-Sul para o sector Técnico e Infraestruturas.
Os antigos combatentes e veteranos da Pátria vão ter, nos próximos tempos, vários projectos de caris empresarial, com o objectivo de criar renda própria para as famílias, garantiu ontem, em Luanda, o seretário de Estado para os Veteranos da Pátria, Domingos André Tchikanha.