Regiões

Patrulhamento da floresta feito por apenas seis fiscais

O Instituto de Desenvolvimento Florestal no Cuanza-Norte conta com apenas seis fiscais que fazem o controlo da actividade de exploração de madeira, frutos silvestres e caça frutiva na província.

23/03/2021  Última atualização 09H20
 Autoridades da província clamam por mais apoios para controlarem o abate de madeira em toda a extensão da floresta © Fotografia por: DR
Segundo  o chefe de secção dos Serviços Técnicos e Fiscalização, a instituição precisa  de 129  fiscais  para a cobertura de toda a província. Devido à insuficiência de quadros no sector, todos os fiscais trabalham no posto fronteiriço do Zenza do Itombe, na fronteira entre as províncias do Cuanza-Norte e de Luanda.

As fronteiras entre as províncias do Cuanza-Norte , Malanje, Uíge e Cuanza-Sul ficam desguarnecidas, facilitando o garimpo de madeira e de outros recursos florestais.
Armindo  Domingos informou que a instituição tem contado com o apoio de efectivos da Polícia Nacional, indicando  que o garimpo de madeira, carvão e de múcua é mais acentuado nos municípios do Cazengo, Golungo Alto e Cambambe.

O responsável disse que a instituição carece também de meios de transporte, principalmente para a área técnica, cujos técnicos não conseguem  deslocar-se às área de exploração de madeira para fiscalizar as empresas licenciadas, "uma vez que muitas têm sido desonestas”.
O Instituto de Desenvolvimento Florestal emite licenças para a exploração de madeira e frutos silvestres em áreas do Estado e privadas.

Armindo Domingos lamentou o facto de muitos cidadãos não terem a cultura de legalização da actividade que exercem, causando dificuldades e prejuízos ao Estado. Em 1971, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) criou o Dia Mundial das Florestas, 21 de Março, com o objectivo de consciencializar a população sobre a importância dos ecossistemas florestais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões