Desporto

Pérolas conquistam ouro

É ouro! A Selecção Nacional, mais uma vez, destilou o perfume no continente ao terminar nesta sexta-feira, no pedestal mais alto do pódio do torneio sénior feminino de andebol, dos 13º Jogos Africanos, mercê do triunfo, 33-15, diante da República Democrática do Congo, final disputada no Pavilhão de Bortyman Hall, em Accra, Ghana.

23/03/2024  Última atualização 08H00
Campeãs foram superiores durante o desafio sem qualquer hipótese para as congolesas © Fotografia por: DR

Com a conquista, as Pérolas elevam para duas as medalhas de ouro ganhas pela missão angolana. Tal como apontavam as previsões, as comandadas de Carlos Viver fizeram jus ao favoritismo inicialmente atribuído, pois as congolesas precisaram de suar para visar a baliza defendida por Marta Alberto.

Aos 11 minutos, 8-0, parcial capaz de desestabilizar animicamente qualquer plantel e com a RDC não foi diferente. Na primeira linha angolana, Chelsia Gabriel, Isabel Guialo e Vilma Neganga fizeram das suas e na segunda Dolores do Rosário, Natália Bernardo e Naíria Caquintas também estiveram em dia "sim”.

Ante o sistema defensivo imposto pelo "sete” nacional as congolesas dependiam exclusivamente de Cristiane Mwassesa para marcar. Com a submarcação das defensoras angolanas, a lateral só rematava na linha dos nove.

O primeiro golo da República Democrática do Congo surgiu somente no minuto 12. Ao intervalo, 15-7, a favor das Pérolas. A segunda parte foi a consolidação da vitória. As campeãs africanas mantiveram-se aguerridas e tudo fizeram para dilatar o resultado.

Incapazes de darem a volta ao resultado, as congolesas resignaram-se ao poderio das angolanas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto