Mundo

Polônia: Alegado míssil russo viola espaço aéreo

A Polónia decretou estado de alerta e activou a Força Aérea para proteger a zona de fronteira com a Ucrânia. Uma acção em resposta a uma vaga de ataques de mísseis russos contra o território ucraniano, junto à fronteira polaca.

25/03/2024  Última atualização 09H05
Autoridades polacas vão exigir explicações à Rússia © Fotografia por: DR

Durante os ataques, a Rússia violou o espaço aéreo polaco com um míssil de cruzeiro lançado contra alvos no Oeste da Ucrânia. "Há explosões na capital, a defesa antiaérea funciona. Não abandonem os refúgios", escreveu o autarca de Kiev, Vitali Klichko, no Telegram. Segundo a administração militar, os sistemas de defesa antiaéreos conseguiram repelir os ataques. Contudo, houve um alerta de que um dos mísseis entrou mesmo no espaço aéreo da Polónia.

"A 24 de Março, às 4h23, houve uma violação do espaço aéreo polaco por um dos mísseis de cruzeiro lançados durante a noite pela aviação de longo alcance da Federação Russa", indicaram as Forças Armadas na rede social X.

"O objecto entrou no espaço polaco perto da cidade de Oserdow e permaneceu lá durante 39 segundos. Durante todo o voo, foi observado por sistemas de radar militares".

De acordo com um porta-voz do Exército da Polónia, o míssil russo entrou cerca de dois quilómetros no espaço aéreo polaco na madrugada deste domingo.

"Um desses mísseis cruzou, às 4h23, o nosso espaço aéreo, movendo-se a uma velocidade de quase 800 quilómetros por hora", disse Jacek Goryszewski, O Governo polaco já reagiu e assegura que vai exigir explicações a Moscovo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo