Política

Presidente da República endereça condolências pela morte do chefe de Estado da Namíbia

JA Online

O Presidente da República, João Lourenço,  manifestou, hoje, condolências ao povo namibiano pelo passamento físico do chefe de Estado daquele país,  ocorrido esta madrugada, vitima de doença.

04/02/2024  Última atualização 13H01
Presidente da República endereça condolências pelo falecimento do presidente namibiano © Fotografia por: DR

Numa mensagem divulgada pela Presidência, João Lourenço afirma que tomei "conhecimento com pesar, da morte de Sua Excelência Hage Gottfried Geingob, presidente da República irmã da Namíbia.

"Trata-se de uma ocorrência profundamente triste para toda a África de forma geral, para a sub-Região Austral do Continente e muito especialmente para a República da Namíbia e o seu povo, por se ter perdido um filho digno e incansável lutador pela liberdade de África, que soube desde muito jovem dedicar-se à causa do resgate da dignidade dos povos africanos, da autodeterminação, da independência e da soberania dos países do nosso continente”, escreveu o Presidente.

"Curvamo-nos com respeito e com a mais profunda admiração, perante a memória de Sua Excelência Hage Gottfried Geingob, com quem tivemos a oportunidade de lidar nos últimos anos, e apreciar a forma enérgica, determinada e vigorosa com que abordava todos os temas sensíveis, quer os respeitantes à vida interna do seu país, como os que se relacionavam com a África no seu todo”, acrescentou.

Para João Lourenço,  Hage Geingob era uma figura ímpar da história contemporânea do povo namibiano, que deixa um vazio difícil de se preencher por não ser fácil substituir-se um homem com a sua força moral, com a sua integridade e com a vontade férrea que o caracterizava, de projectar a África para um futuro de desenvolvimento e bem-estar dos seus povos.

"Nesta ocasião dolorosa, quero apresentar, na qualidade de Presidente da República de Angola e na de Presidente em Exercício da SADC, ao povo namibiano, ao seu governo e à família enlutada, as mais sentidas e profundas condolências”, concluiu.  

 

 

 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política