Sociedade

Profissionais de Saúde aprendem novas técnicas

Vinte e dois técnicos de saúde do programa provincial de combate à malária no Cuando Cubango participam, desde quarta-feira, na cidade de Menongue, numa acção formativa sobre a vigilância epidemiológica, monitorização, avaliação e utilização do sistema DHIS2, que permite a colecta de dados ou casos de doenças nas unidades sanitárias.

24/02/2024  Última atualização 11H20
Vigilância epidemiológica © Fotografia por: DR
A acção formativa, com três dias de duração, está a ser promovida pelo Programa Nacional de Controlo de Malária (PNCM), com o apoio técnico da Associação Não-governamental Clinton Health Acess Initiativ (CHAI), para o melhoramento do processo de colecta de dados e a sua utilização adequada para facilitar a posterior tomada de decisão.

O director do gabinete provincial da Saúde no Cuando Cubango, João Chihinga, ao discursar na abertura do certame, disse que o objectivo da formação é capacitar os técnicos de saúde do programa da malária com técnicas avançadas de vigilância epidemiológica, monitoria e avaliação para melhoramento das estratégias de prevenção da doença.

João Chihinga referiu que a malária afecta desproporcionalmente as mulheres grávidas e crianças com menos de cincos anos, daí a necessidade de capacitar os profissionais de saúde, de maneira a melhorar o sistema de vigilância epidemiológico, monitoria, avaliação, tratamento e interpretação adequada e atempada da informação sobre a malária a nível provincial e municipal.

Segundo o responsável, o foco do Programa Nacional de Controlo de Malária (PNCM) passa por vários campos para reduzir a morbilidade e mortalidade por esta doença, tendo enfatizado que a capacitação técnica é extremamente fundamental para tomada de melhores decisões, baseadas na análise e combinação de vários factores.

"A capacitação dos técnicos dos diversos níveis  do Programa Nacional de de Controlo da Malária como a gestão de casos, controlo vectorial, vigilância, monitoria, avaliação e outras são importantes”, disse. Na ocasião, mostrou-se preocupado com o índice elevado de casos de malária na província, salientando que o Cuando Cubango faz parte das províncias com maior índice da doença que continua a ser uma das principais causas de mortalidade em Angola.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade