Sociedade

Profissionais reforçam a luta contra a malária

Kamuanga Júlia | Saurimo

Jornalista

O coordenador nacional de Saúde Pública, João de Castro, disse, terça-feira, que as acções do programa de combate à malária, iniciado em 2017, reduziram o número de óbitos pela doença.

27/03/2024  Última atualização 10H23
Combate, contra a malária © Fotografia por: Arquivo
De acordo com o coordenador, o Executivo criou diversos programas de intercâmbio entre os profissionais, de forma a reduzir a zero os casos de malária nas províncias do Uíge, Lunda-Norte, Malanje, Zaire, Cuanza-Norte e Lunda-Sul.

Para o êxito do programa, João de Castro reconhece os apoios em medicamentos e meios de protecção que a Direcção Nacional de Saúde Pública recebe da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e Population Services International (PSI), no quadro de uma parceria existente.

Para o delegado provincial da Justiça e dos Direitos Humanos da Lunda-Sul, Izildo Paulo, o combate à malária representa um desafio que o Estado angolano enfrenta, através de políticas públicas que tornam gratuitos os cuidados primários de saúde.

Sobre a malária na província da Lunda-Sul, o director do Gabinete Provincial da Saúde local garantiu que o quadro é estável, apesar de terem sido registados cerca de 60 mil casos só nos últimos dois meses.

Viegas de Almeida afirmou que o Gabinete Provincial da Saúde da Lunda-Sul trabalha afincadamente para que a província tenha zero casos de malária. A chegada tardia de pacientes, sobretudo menores, às unidades sanitárias, lamentou, tem sido a principal causa de óbitos hospitalares.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade