Economia

Projecto “Envolver” mobiliza empreendedores na Huíla

Domingos Mucuta | Lubango

Jornalista

O projecto “Envolver” é uma oportunidade ímpar para galvanizar e capacitar os empreendedores a usarem o conhecimentos para o acesso a linhas de financiamento.

24/03/2024  Última atualização 11H23
Directora provincial do INAPEM da Huíla, Julieta de Oliveira © Fotografia por: DR
Esta é a visão da directora provincial do Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) na Huíla, Julieta de Oliveira.

Iniciado há três anos, o projecto "Envolver” abrange as províncias de Luanda, Benguela, Huambo e Huíla, até o próximo ano.

Na província da Huíla, conta com a colaboração da Faculdade de Economia do Lubango.

O projecto

Trata-se de uma iniciativa promovida pelo Governo de Angola e, em parceria, financiado pela União Europeia, pretende contribuir para a criação de empresas de sucesso, melhorar o acesso a financiamento, para o alargamento dos negócios nos mercados internacionais e para a diversificação da economia nacional.

O coordenador do projecto Envolver, Nuno Teixeira, explicou que o mesmo visa promover o desenvolvimento de um sector privado sustentável e inclusivo, alicerçado na diversificação e disponibilização de serviços financeiros adaptados às MPME e empreendedores.

Nuno Teixeira informou que a acção está a cargo do Instituto Politécnico de Setúbal, financiado pela União Europeia, em parceria com o Instituto Nacional de Apoio a Micro, Pequenas e Médias Empresas e com numa parceria com o INAPEM e Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. (IAPMEI).

"Neste Projecto têm participado públicos diversificados desde técnicos de avaliação de projectos de investimento do INAPEM, banca, incubadoras, consultores, empresas, entre outros agentes económicos, sendo actualmente a comunidade ENVOLVER constituída por mais de 1.000 entidades angolanas”, disse.

O responsável reforçou que a lista de parceirosdo ENVOLVER inclui 21 instituições financeiras, instituições de microfinanças e a Comissão de Mercado de Capitais.

O projecto permitiu a capacitação em negócios e finanças empresariais de 79 técnicos e parceiros estratégicos do INAPEM; 525 téc- nicos e directores da banca; 363 formadores e mentores de micro, pequenas e médias empresas e cerca de mil empreendedores.

Envolver inclui o desenvolvimento de ferramentas digitais para elaboração de modelos e planos de negócios, de estudos de viabilidade económica e financeira e de análise de risco e de controlo financeiro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia