Sociedade

Promessa de emprego: Cinco suspeitos de burla a contas com a Justiça

André da Costa|

Jornalista

Efectivos da Polícia Nacional detiveram cinco indivíduos sob suspeita de terem recebido dinheiro a mais de 150 cidadãos, há mais de um ano, com promessa de emprego nos órgãos de Defesa e Segurança.

26/03/2024  Última atualização 09H45
Infractores detidos pelas forças policiais do município de Cacuaco após uma denúncia © Fotografia por: DR

O porta-voz da Direcção de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP), intendente Quintino Ferreira, disse, ontem, ao Jornal de Angola, que os mesmos foram detidos nas imediações do bairro 5M, no município de Cacuaco, na sequência de uma denúncia anónima, dando conta da existência de um aglomerado de cidadãos que estavam a ser recrutados, a troco de dinheiro, para trabalhar.

O oficial superior da DIIP explicou que, entre os cinco detidos, dois alegaram ser efectivos do Comando Geral da Polícia Nacional, em fase de pré-reforma, tendo apresentado passes de identificação, com autenticidade duvidosa.

Segundo Quintino Ferreira, os sujeitos alegaram que não se tratava de recrutamento para a Polícia Nacional, mas sim para uma empresa privada de segurança, que não souberam explicar onde está localizada.

Em sua posse foi encontrada uma lista com mais de 150 pessoas registadas, com patentes de tenente, coronel e capitão.

Quintino Ferreira fez saber que os detidos cobravam, a cada um dos 150 candidatos, entre 350 e 400 mil kwanzas, para emprego nos órgãos de Defesa e Segurança.

Os encontros foram realizados há mais de um ano, em lugares combinados no interior de escolas, onde recebiam aulas sobre estratégias militares, sendo uma delas pública, localizada no bairro Capalanca, município de Viana.

Numa outra operação, a Polícia Nacional deteve quatro jovens, sob suspeita de subtrair da sede da UNITA, no município do Dande, província do Bengo, 190 chapéus, que estavam a ser comercializados no mercado do Kicolo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade