Economia

RDC à procura de “investidores modernos” para explorar minérios

A República Democrática do Congo (RDC) está aberta para “investidores modernos” que queiram aplicar os recursos no sector dos minérios.

15/02/2024  Última atualização 12H14
O sector mineiro da RDC tem enfrentado desafios relacionados com a exploração ilegal © Fotografia por: DR
Segundo o director-geral da Autoridade Reguladora para a Subcontratação no Sector Privado da RDC, Miguel Kashal Katemb, a preferência vai para parceiros que se alinhem com a visão do país de economia sustentável.

Miguel Kashal Katemb destacou, a gigante mineradora canadense Ivanhoe Mines como exemplo de "investidor moderno”, tendo expressado confiança de que, com os parceiros certos, haverá "bolo para todos” na distribuição equitativa das riquezas mineiras do país.

Esta abordagem está em consonância com a agenda do Presidente Félix Tshisekedi de promover a criação de emprego e oportunidades empresariais.

A Autoridade Reguladora para a Subcontratação no Sector Privado da RDC é um elo vital entre os investidores mineiros e as empresas congolesas locais. Facilita o acesso ao mercado e a utilização de recursos, garantindo ao mesmo tempo uma participação equitativa na cadeia de valor da mineração.

O sector mineiro da RDC tem enfrentado desafios relacionados com a corrupção, a exploração ilegal e alegada pilhagem por parte de Estados e empresas estrangeiras, práticas inseguras de mineração artesanal e preocupações com as condições de trabalho, entre outras questões.

A riqueza mineral inexplorada do país está avaliada em 24 biliões de dólares.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia