Política

Região Militar Centro: Aposta na agropecuária garante dieta dos efectivos

Estácio Camassete | Huambo

Jornalista

A Região Militar Centro está a implementar projectos agropecuários nas unidades, para oferecer condições que ajudem a atenuar algumas carências e garantir o equilíbrio da dieta alimentar das tropas, bem como a ocupação da força de trabalho de alguns efectivos, que se encontram à disposição.

25/02/2024  Última atualização 09H20

A informação foi avançada, sábado, pelo segundo Comandante da Região Militar Centro, que alberga as províncias do Huambo, Benguela, Bié e Cuanza-Sul, brigadeiro Sapalo Baptista Tchimuhenguele, durante a Reunião de Balanço Anual da Região Militar Centro, que decorreu sob o lema "Exército, balancear para os desafios do futuro”. 

Apesar das dificuldades de vária ordem, o melhoramento das condições sociais dos militares, a sua adequada preparação e potenciação continuarão a merecer a maior atenção durante o Ano de Instrução 2024/2025, mantendo as tropas altamente preparadas para assegurar a defesa do país, perante potenci ais  ameaças e riscos.

Sapalo Baptista Tchimuhenguele disse, ainda, que o momento socioeconómico actual do país exige de todos sacrifícios na nobre missão de garantir a paz, soberania nacional e integridade territorial. O comandante defendeu o aprimoramento técnico-militar, a melhoria da imagem do Exército e da Região Militar em particular, perante a sociedade, através da construção de infra-estruturas condignas e da criação de condições sociais aceitáveis, que garantam  dignidade aos efectivos.

O brigadeiro defendeu, também, para que se cumpra, cabalmente, as orientações superiormente emanadas, as tropas têm de estar preparadas do ponto de vista da disciplina, organização e rigor no domínio da técnica e aprimoramento de conhecimentos, uma vez que o foco dos vários investimentos está apontado para o homem detentor da arte castrense. Daí, revelou, a responsabilidade maior será na acção do processo de instrução e aperfeiçoamento das tropas, nas actividades de preparação operativa, combativa e educativo-patriótica.

"Devemos prestar atenção especial aos processos de recrutamento e incorporação de jovens nas fileiras do Exército, seleccionando aqueles que demonstrem ser bons cidadãos, exemplares com conduta irrepreensível na sua comunidade, patriotas, saudáveis e com nível académico aceitável”, disse.

O oficial general da Região Militar Centro apelou à luta cerrada contra quaisquer actos de calúnia e difamação aos órgãos democraticamente instituídos, fortalecendo assim a coesão, condição indispensável para o alcance dos objectivos pretendidos.

Sapalo Baptista Tchimuhenguele exortou os comandantes e chefes, a todos os níveis, no sentido de permanentemente exigirem a manutenção do armamento e técnica, dedicando uma especial atenção aos paióis, bem como o controlo do acesso dos efectivos militares e civis nos quartéis, primando pela identificação rigorosa, com vista a fortalecer o Regime Especial de Segurança.

Além da manutenção dos meios, a formação dos efectivos militares, segundo ainda o brigadeiro, é uma das necessidades permanentes que deve continuar a merecer atenção especial.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política