Economia

Reservas Internacionais do país registam ligeira queda este ano

As Reservas Internacionais do país, entre Dezembro de 2023 e 15 de Fevereiro, assinalam uma ligeira descida.

19/02/2024  Última atualização 09H28
© Fotografia por: DR

Segundo o quadro sobre a evolução diária das Reservas, disponibilizado pelo Banco Nacional de Angola (BNA), na sua página de Internet, até ao dia 15 de Fevereiro, as Reservas Internacionais estavam estimadas em 14.053 milhões de dólares, quando em 28 de Dezembro estavam nos 14.773 milhões de dólares.

Diante deste cenário, nota-se uma redução em mais de 700 milhões de dólares, embora , ainda assim, se esteja num patamar em que seja possível assegurar os necessários seis (6) meses de importação recomendados pela convergência da SADC. este indicador reflecte um país estável e pronto para enfrentar contrariedades económicas em cenários mundiais críticos.

Contudo, vale lembrar que as Reservas Internacionais de Angola são, fundamentalmente, alimentadas pelas exportações de petróleo. As outras commodities vendidas ao exterior ainda são pouco significativas, facto que tem levado, internamente, a maior aposta na diversificação da produção.

Esta diversificação da produção interna de bens gera dois efeitos essenciais, segundo dizem os economistas, sendo um lado a redução das importações de bens alimentares e, por outra, o aumento das exportações e mais entrada de divisas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia