Sociedade

Situação da criança debatida por peritos

Flávia Massua

Jornalista

Os países membros da União Africana (UA) participam, desde ontem, em Maseru, Lesotho, na 43.ª Sessão Ordinária do Comité Africano de Peritos (CAP) sobre os direitos da criança, com o intuito de analisar os avanços, corrigir possíveis retrocessos e apresentar novas estratégias de actuação, para melhorar a situação relacionada com a protecção dos menores no continente.

16/04/2024  Última atualização 10H52
Director do INAC representa Angola no encontro, que decorre até ao dia 25 deste mês © Fotografia por: DR
O director do Instituto Nacional da Criança (INAC) representa Angola no encontro, que decorre até ao próximo dia 25 deste mês. Paulo Kalesi disse que a delegação angolana vai trocar experiências nos domínios dos projectos "SOS Criança” e "Campanha zero violência sexual contra menores”. A agenda de Angola, explicou, inclui, também, um espaço para a apresentação dos projectos "Município Amigo da Criança”, o Plano Nacional de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e a Política Nacional para a Primeira Infância (PNPI), todos concebidos pelo Governo angolano.

De acordo com o director-geral do INAC, a materialização destes projectos nas comunidades a nível do país tem produzido os efeitos desejados. "Notam-se já algumas mudanças de mentalidade em torno dos vários fenómenos que acometem as crianças”disse.

As pessoas, adiantou, de forma colectiva ou individual, têm percebido que as questões ligadas às crianças são da responsabilidade de todos, desde instituições do Estado, família, igrejas, partidos políticos, ONG e empresas públicas e privadas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade