Sociedade

TAAG homenageia trabalhadores dedicados em tempos de pandemia

Paulo Caculo

Jornalista

O Conselho de Administração da TAAG, companhia aérea angolana, homenageou ontem, nas suas instalações, 51 trabalhadores, alguns a título póstumo, pela dedicação no cumprimento da missão durante o ano 2020, sujeitando-se ao contágio da Covid-19, mesmo pertencentes ao grupo de risco.

13/01/2021  Última atualização 10H20
Taag continua com plano de reestrutução prossegue © Fotografia por: Agostinho Narciso |Edições Novembro
Foram merecedores do tributo da direcção da empresa profissionais das direcções de Logística e Abastecimento,  Exploração Comercial,  Manutenção,  Carga e Correios,  Operação de Voos, Segurança Operacional,  Operacional de Terra,  Compras e Negociação, Apoio Administrativo e Recursos Humanos, bem como as delegações da companhia em Portugal, América do Sul e Latina e África Austral. 

Na cerimónia, assistida  pelo ministro dos Transportes, Ricardo Viegas de Abreu,  secretário de Estado para o sector da Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Carlos Borges, e pelo presidente do Conselho de Administração da TAAG, Hélder Preza, coube ao presidente do Conselho Executivo (PCE), Rui Carreira, esclarecer as motivações para a prestação do tributo aos funcionários.

"Não podíamos começar o ano sem honrar o mérito, sacrifício, compromisso, amor à empresa e ao nosso país, demonstrado pelos nossos colaboradores. O ano de 2020 foi difícil, de muitos desafios e dificuldades, devido à pandemia da Covid-19, que afectou milhares de empresas e teve impacto no sector aeronáutico em todo o mundo. Foi um ano de muitas perdas e dor. A TAAG  perdeu colegas queridos e passou por momentos dolorosos", adiantou.

Rui Carreira enalteceu a capacidade do colectivo de enfrentar as contrariedades.  "A TAAG  esteve à altura dos desafios. Com empenho e dedicação de todos,  continuamos  a operar, servir o país, mesmo em período de vigência do Estado de Emergência e da Situação de Calamidade Pública. Realizámos  cerca de 30 voos de transporte humanitário e de carga para o exterior e interior do país, para garantir o transporte de bens essenciais, como alimentação, equipamentos médicos, medicamentos, entre outros meios", pontualizou.

Rui Carreira realçou, ainda, a prontidão da TAAG na segunda fase, ao cumprir com zelo e dedicação a solicitação do Governo. Neste período realizou 13 voos igualmente de transporte humanitário de "apoio aos cidadãos angolanos e estrangeiros residentes em Angola" que retornaram ao país. Estas acções, sublinhou, foram fruto do "elevado sacrifício pessoal e amor à causa da empresa e do país".

"Aprendemos que, para sobreviver e crescer, precisamos de mudar muitos dos nossos hábitos, comportamento e gestão, de modo a melhorar os serviços e, desta forma, chegar próximo da liderança do sector aeronáutico africano como ambicionamos. Angola merece que nos posicionemos", afiançou.

O PCE da TAAG  admitiu que os obstáculos enfrentados em 2020 serviram para "impulsionar e reforçar a implementação do plano de reestruturação" assente na reforma estrutural e operacional da companhia.

Homenageados 

Alguns dos profissionais da TAAG homenageados na cerimónia não conseguiram esconder a satisfação. Anabela Dinis disse  ser um gesto "a todos os níveis de aplaudir", tendo sublinhado a capacidade do grupo "persistir mesmo nos períodos mais críticos da pandemia". 

 Justino Henriques elogiou a iniciativa da direcção da em-presa, sublinhando que deve  ser "em vida que se deve homenagear os cidadãos de mérito". Visivelmente emocionado com o tributo de que foi alvo, Luís Cruz fez questão de assinalar  que "gestos como estes devem ser seguidos" de forma a "motivar o pessoal e premiar o mérito e a dedicação".  
Todos os trabalhadores homenageados foram brindados com diploma de mérito.

Entrega de certificados 

Paralelamente à cerimónia de reconhecimento do empenho e dedicação dos funcionários em tempos de pandemia, o Conselho de Administração da TAAG  aproveitou a ocasião para outorgar certificados a 40 trabalhadores por terem concluído com êxito o curso Técnico de Manutenção. 

A acção formativa, realizada nas instalações da empresa, contou com o contributo de experientes profissionais do sector de Manutenção da companhia de "bandeira", alguns dos quais já aposentados. A formação, segundo a direcção da TAAG, visa capacitar os profissionais especializados em manutenção de aeronaves, bem como dotá-los de conhecimentos actuais, tendo em vista os desafios do futuro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade