Sociedade

Técnicos da Elisal fazem curso de navegação naval

António Cristóvão

Jornalista

Vinte técnicos da Empresa de Limpeza e Saneamento de Luanda (ELISAL) regressam à cidade do Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no final deste mês, para a segunda fase da formação técnica em navegação naval, visando aprimorar os meios de limpeza da orla marítima da província de Luanda. O anúncio foi feito sexta-feira pelo presidente do Conselho de Administração (PCA) da ELISAL, Gonçalves Imperial.

10/02/2024  Última atualização 10H16
Governador de Luanda, Manuel Homem (à esquerda), ao lado do PCA da Elisal, Gonçalves Imperial © Fotografia por: Arsénio Bravo| Edições Novembro
De acordo com Gonçalves Imperial, a chegada de mais de 700 novos meios técnicos, destinados ao serviço público de qualidade e à manutenção do sistema de limpeza e saneamento, entregues pelo Governo Provincial de Luanda (GPL) na quarta-feira, torna necessária a capacitação dos funcionários da empresa.

Os técnicos que retornam ao Dubai fazem parte do grupo que frequentou a primeira fase do curso no ano passado, recebendo aulas teóricas e práticas sobre a construção, manutenção e operação das embarcações adquiridas pelo GPL.

O objectivo da formação, de acordo com o PCA da Elisal, é proporcionar aos técnicos um conhecimento mais abrangente sobre segurança, electrónica naval (operações) e sistemas de combate a incêndios das referidas embarcações, as quais estão equipadas com tecnologia moderna.

Gonçalves Imperial destacou que esta é a quarta fase de recepção de uma variedade de meios técnicos, incluindo 84 caminhões compactadores, cinco retroescavadoras, três caminhões de sucção, 12 roll-offs, seis multibennes, 90 contentores de 12 metros cúbicos e 500 contentores de 5 metros cúbicos. Estes equipamentos, segundo o responsável, vão reforçar a frota existente e melhorar a capacidade da Elisal. Com o lote de contentores recebidos, vai ser possível expandir as operações nas zonas suburbanas, melhorando o armazenamento e, consequentemente, a recolha dos resíduos sólidos.

A cerimónia de entrega dos novos meios e equipamentos de trabalho para a Elisal realizou-se no âmbito das acções de reequipamento da empresa, cuja primeira fase teve início em 11 de Outubro de 2022.

Sobre os barcos de limpeza, de acordo com informações fornecidas ao Jornal de Angola por um técnico da Elisal, eles estão equipados com um sistema automático na proa que realiza a recolha e transporte dos resíduos para o convés principal através de uma rampa. No interior, há um recipiente para a recolha com um sistema de compactação.

O técnico enfatizou que a operacionalização dos barcos exige uma preparação específica e adequada à função e utilidade que serão atribuídas à embarcação.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade