Desporto

Torneio de futebol afasta gangues da delinquência no Huambo

Tatiana Marta | Huambo

Mais de cem jovens altamente perigosos, antes ligados a onze gangues que se dedicavam a assaltos diversos e rixas, nos bairros da Chivela, Munda Paiva e Calundo, arredores da cidade do Huambo, resolveram pôr fim a actos de roubos e vandalismo, para abraçarem o campeonato de futebol, Gira Chivela, que visa ocupar o tempo da juventude.

26/03/2024  Última atualização 08H30
© Fotografia por: DR

Segundo o coordenador deste projecto Evaristo Caluela, havia muita rivalidade entre estes grupos de marginais, o que originou a celebração de um acordo entre ambos, para evitar resolver os seus problemas com recurso a catanas, facas e martelos, para promover o diálogo.

Evaristo Caluela revelou que o principal objectivo desta iniciativa é de unir os vários grupos que antes praticavam assaltos nestes bairros e não só, para que as pessoas tenham maior tranquilidade, principalmente no período nocturno.

"Muitas vezes o excesso de delinquentes nos bairros, tem a ver com a falta de ocupação e através da paixão pelo desporto, vai promover a paz nos bairros e permitir que os outros que ainda continuam nesta vida sigam o mesmo exemplo.

O responsável revelou que já responderam positivamente a este projecto cerca de onze grupos, onde se destacam os X-guengue, Acafora, Best, King, AZS, os Mercenários, a Marfia, Goodsilandia, Anacanfura, Um milhão e Linha Zezi. Fez saber que estão a ser feitos novos contactos para chamar os outros que ainda continuam a roubar.

 "Os mesmos protagonizavam rixas quase todos os dias, interferindo na ordem, segurança e tranquilidade públicas, e agora lutam pelos três pontos no torneio denominado Gira Chivela”, disse.

Explicou que a rivalidade entre grupos estava a preocupar, por causa das restrições na mobilidade de membros destes grupos rivais e pessoas próximas, que uma vez identificadas, acabavam ameaçadas ou agredidas, realidade que passou a deixar as famílias preocupadas.

Alguns moradores dos bairros do sector Xavier Samacau, nomeadamente Chivela, Munda Paiva e Calundo, agradecem e apoiaram a iniciativa destes jovens, garantindo que já sentem os resultados desta iniciativa, que precisa de mais apoios da administração municipal.

Bárbara Buta, moradora do bairro Chivela, disse que a iniciativa de convidar os grupos rivais para um torneio de futebol, está a ser uma mais-valia, visto que a delinquência do bairro onde vive, baixou significativamente nos últimos dias.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto