Regiões

Uíge regista 136 mortes em acidentes de viação em 2023

JA Online

A província do Uíge registou um total de 648 acidentes de viação, que resultaram em 136 mortes, 733 feridos e danos materiais estimados em 85.496.347 kwanzas, em 2023, informou, na terça-feira, o Conselho Provincial de Viação e Ordenamento do Trânsito.

29/02/2024  Última atualização 11H47
Uíge regista 136 mortes em acidentes de viação em 2023 © Fotografia por: Direito Reservado

Os dados foram avançados durante um encontro do Conselho Provincial de Viação e Ordenamento do Trânsito, coordenado pelo governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, que analisou a situação da sinistralidade na região, que é preocupante em função dos números alarmantes apresentados.

De acordo com os dados em comparação ao ano anterior, houve um aumento significativo de 66 acidentes, 46 mortes e uma diminuição de 26 feridos, com um acréscimo de danos materiais em cerca de 29.195.895 kwanzas.

A faixa etária mais afectada está entre os 10 e 50 anos, com predominância de vítimas do sexo feminino, especialmente peões e passageiros. As principais causas dos acidentes incluem a inobservância das regras de trânsito, más condições das estradas e falhas técnicas nos veículos.

Para enfrentar esses desafios, o plano para 2024 estabelece uma meta de redução de 27,21% nos acidentes, o que representa uma diminuição de 176 ocorrências, e uma redução de 15% nas mortes e 33% nos feridos, avançou o Governo Provincial do Uíge, no Facebook,

"Este quadro negro exigirá de todos a implementação de acções transversais em áreas como transporte, obras públicas, iluminação e sinalização de vias públicas, além de medidas policiais, que visam alterar os números nos próximos meses”, orientou José Carvalho da Rocha.

O encontro juntos membros do governo local, representantes dos órgãos de defesa e segurança, bem como operadores de transportes públicos e outros.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões