Regiões

Uíge: Tio mata sobrinho por furtar galinha

Valter Gomes| Uíge

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, no Uíge, um jovem de 32 anos, sob suspeita de ter matado o sobrinho, de 15 anos, por, supostamente, ter furtado uma galinha na capoeira.

17/03/2024  Última atualização 10H44
© Fotografia por: DR

O porta-voz do SIC no Uíge, subinspector criminal Zacarias Fernando, esclareceu que o crime ocorreu na localidade de Quipaxi, arredores da vila de Quimbele, onde o detido terá flagrado o adolescente na capoeira a furtar uma galinha, tendo-o amarrado num quarto e torturado até à morte. 

Zacarias Fernando disse que o crime foi denunciado por vizinhos, tendo o SIC desencadeado uma operação que culminou com a detenção do jovem, que deverá ser, nos próximos dias, apresentado ao Ministério Público.

Noutra operação, no município do Uíge, acrescentou, foi detido, também, na quarta-feira, um professor, de 46 anos, que, em 2013, ingressou no Ministério da Educação com um certificado de habilitações literárias falso.

''A detenção ocorreu numa altura em que a Direcção Municipal da Educação está a actualizar os processos individuais para a mudança de categorias de professores, estando todos os abrangidos obrigados a apresentar os certificados do ensino médio'', referiu.

Segundo o porta-voz do SIC no Uíge, as entidades administrativas, ao verificarem o processo, notaram haver indícios de falsidade, tendo em conta que os dados constantes no documento não fazem parte da base de dados da escola, onde, alegadamente, terá frequentado o ensino médio.  

Questionado sobre onde terá conseguido o certificado, confessou não ter frequentado o ensino médio e que o documento que lhe facilitou o ingresso no sector da Educação foi adquirido com a ajuda de um dos professores, em troca de 17 mil kwanzas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões