Mundo

União Europeia promete manter vacinas da Astrazeneca na zona euro

A União Europeia (UE) fará com que as vacinas contra coronavírus da AstraZeneca permaneçam no bloco até a empresa voltar a cumprir as suas metas de fornecimento, disse hoje o comissário do Mercado Interno, Thierry Breton.

26/03/2021  Última atualização 20H14
Europa deve ser a líder mundial na produção de vacinas contra coronavírus até o final do ano © Fotografia por: DR

Na quarta-feira, a UE endureceu a supervisão das exportações da vacina, o que lhe dá mais liberdade para bloquear carregamentos a países com taxas de inoculação mais altas, como o Reino Unido, ou que não estão compartilhando as doses que produzem.

"É claro, a AstraZeneca é uma questão... tivemos um problema com esta empresa", disse Breton, acrescentando que todos os outros fornecedores estão a ir bem. "Temos as ferramentas e faremos com que tudo permaneça na Europa até a empresa retomar os seus compromissos", disse o euro-comissário durante uma visita à fábrica de Barcelona da farmacêutica Reig Jofre, que envasará as vacinas contra o coronavírus da Johnson & Johnson a partir de meados de Junho.

A Europa deve ser a líder mundial na produção de vacinas contra coronavírus até o final do ano, com 52 fábricas a participar do processo em todo o continente, disse Breton.

Disse ainda que a Europa deve ter vacinado um número suficiente de pessoas no verão (no hemisfério norte), possivelmente em torno de meados de Julho, para atingir um nível de "imunidade global". Até o final do ano, a Europa deve ter capacidade de produzir entre 2 e 3 mil milhões de doses no total, acrescentou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo