Mundo

Vários militares detidos após tentativa de golpe

Vários militares foram presos no Níger após uma alegada tentativa de golpe de Estado, ontem, de madrugada, a poucos dias da tomada de posse do novo Presidente, segundo uma fonte de segurança.

01/04/2021  Última atualização 12H00
Novo Presidente, Mohamed Bazoum toma posse amanhã © Fotografia por: DR
De acordo com a mesma fonte, o incidente começou com um tiroteio na madrugada de ontem, na capital do Níger, perto do Palácio presidencial, numa alegada tentativa de golpe de Estado. O tiroteio começou por volta das 3h00 locais e prolongou-se por mais de 15 minutos, disseram residentes de Niamey, mas a calma regressou à cidade depois.

"Houve detenções entre os poucos elementos do Exército que estão por detrás desta tentativa de golpe. Este grupo de soldados não pôde aproximar-se do Palácio presidencial quando a Guarda Presidencial voltou a disparar”, disse a fonte, acrescentando que a situação estava "sob controlo”. A Embaixada dos EUA em Niamey lançou um alerta de segurança dizendo que seria encerrada, ontem, "devido aos tiros ouvidos” na zona onde se situa a representação diplomática.
O incidente regista-se apenas dois dias antes da tomada de posse do novo Presidente, Mohamed Bazoum, prevista para amanhã e enquanto o Níger enfrenta uma ameaça crescente de extremistas .

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo