Mundo

Virgínia aprova lei que põe fim à pena de morte

O Congresso estadual da Virgínia, nos EUA, aprovou, ontem, um projecto de lei que acaba com a pena de morte, revertendo a legislação no Estado norte-americano que mais executou pessoas na história do país.

23/02/2021  Última atualização 12H19
Projecto de lei que acaba com a pena de morte © Fotografia por: DR
A legislação, que revoga a pena de morte, foi remetida a o gabinete do governador democrata Ralph Northam, que disse que sancionará a medida, tornando a Virgínia o 23.º Estado a impedir as execuções. A nova maioria democrata no Congresso da Virgínia pressionou o esforço de revogação, argumentando que a pena de morte foi aplicada desproporcionalmente a pessoas de cor, doentes mentais e indigentes. A minoria republicana expressou preocupações sobre a justiça para as vítimas e para os seus familiares, acrescentando que, em alguns crimes "hediondos”, os criminosos merecem a pena de morte.

Historicamente, a Virgínia usou a pena de morte mais do que qualquer outro Estado, executando 1.400 pessoas, desde o tempo em que ainda era uma colónia britânica, de acordo com o Centro de Informações sobre Pena de Morte.
Desde que o Supremo Tribunal dos EUA restabeleceu a pena de morte, em 1976, a Virgínia, com 113 execuções, fica atrás apenas do Texas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo

Opinião

Política