Mundo

Indianos vão às urnas para segunda fase das eleições

A segunda fase das eleições gerais na Índia realiza-se hoje e milhões de eleitores são esperados nas assembleias de voto, quando parte do país passa por uma onda de calor.

27/04/2024  Última atualização 12H05
© Fotografia por: DR

É esperado que o Primeiro-Ministro indiano, Narendra Modi, e o seu partido (BJP, nacionalista hindu) vençam estas eleições, que se prolongarão por seis semanas.

Na semana passada, a participação na primeira fase da votação ficou em 66%, registando uma queda de quase quatro pontos em comparação com as eleições de 2019. A imprensa indiana atribuiu essa descida no comparecimento dos eleitores às temperaturas acima da média no país.

Pouco antes da reabertura das assembleias de voto, Modi apelou, ontem, aos eleitores que participassem no pleito, para que fossem atingidos "números recordes".

"A elevada participação eleitoral fortalece a nossa democracia. O seu voto é a sua voz!", afirmou Modi, na rede social X.

A segunda etapa da votação, que conta no total com sete etapas para facilitar a logística de eleição da nação mais populosa do mundo, acontece em regiões que registaram temperaturas acima de 40 graus Celsius esta semana.

Os serviços meteorológicos indianos disseram, na quinta-feira, que são esperadas ondas de calor intensas ao longo do fim de semana em vários estados, incluindo o estado oriental de Bihar, onde os habitantes de cinco distritos votaram ontem.

Temperaturas acima da média sazonal, mais de 5,1 graus Celsius, foram registadas na zona esta semana.

O estado de Karnataka (sul) e partes de Uttar Pradesh (Norte), o estado mais populoso da Índia e o coração da religião hindu, também deverão votar durante a onda de calor.

Modi, de 73 anos, ainda é muito popular depois de dois mandatos, durante os quais a Índia aumentou a sua influência diplomática e o seu peso económico.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo