O Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, apresenta neste momento, em Luanda, em conferência de imprensa que acontece nas instalações do Centro de Imprensa da Presidência da República (CIPRA), os pressupostos da proposta de Revisão Constitucional de iniciativa do Presidente da República, João Lourenço, ladeado dos Ministros da Administração do Território e da Justiça e Direitos Humanos.
Angola recebeu hoje 624 mil doses da vacina AstraZeneca - Oxford do Instituto Sérum da Índia, no âmbito da iniciativa Covax, que visa assegurar a distribuição equitativa das vacinas contra a covid-19, em todo mundo.
Os Globos de Ouro, prémios de cinema e televisão da Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood, distinguiram, ontem, Chadwick Boseman, a título póstumo, como melhor actor dramático, numa cerimónia em que a Netflix foi a grande vencedora. O actor, que morreu em 2020, aos 43 anos, foi premiado pelo seu papel no filme “Ma Rainey: A mãe do blues”, de George C. Wolfe.
Na conferência de acção política conservadora, perante centenas de apoiantes em Orlando, na Florida, o ex-Presidente dos Estados Unidos voltou a tecer, no fim-de-semana, acusações infundadas sobre as eleições de Novembro, criticou o primeiro mês da Administração Biden e sugeriu estar a preparar a recandidatura à Presidência em 2024.
O principal opositor no Chade, Saleh Kebzabo, anunciou ontem que vai retirar a sua candidatura às presidenciais de 11 de Abril, acusando o Presidente cessante, Idriss Déby Itno, de intimidar os seus rivais com o uso da força.
O ex-Presidente francês, Nicolas Sarkozy, foi considerado culpado de corrupção activa e de tráfico de influências. Foi condenado a três anos de prisão, com dois de pena suspensa, depois de ter sido acusado de subornar um juiz, em 2014, em troca de informações num processo em que estava a ser investigado.
Os Estados Unidos estão a exigir uma “investigação independente, imparcial, confiável e completa” das eleições de 14 de Janeiro no Uganda, que dizem ter sido marcadas por irregularidades e abusos por parte das forças de segurança contra candidatos da oposição.
Nestes dias vive,entre nós,um período sabático forçado. Antes, quando trabalhava normalmente, bastava sair à rua para vê-lo esforçando-se a arrastar a vassoura, debaixo de uma máscara improvisada feita de uma camisola ou um pano qualquer enrolado à cabeça e umas luvas, por vezes, em croché prestes a desfazer-se: amiúde debaixo de um Sol escaldante, Tururú – o varredor de rua – surgia no meio da estrada como se, também, fosse um astro.
A capacidade de mobilizar a iniciativa privada para áreas em que o sector privado apresente soluções competitivas de construção, manutenção, e operação de infrae-struturas, determinará sobremaneira a aceleração do processo de desenvolvimento económico, bem como, a implementação de políticas públicas.
Luanda, na barafunda que a caracteriza, já não surpreende ninguém, a não ser forasteiros recentes, incrédulos com nossas banalidades, como a da frase estampada nas viaturas de recolha do lixo: “Luanda mais limpa, Luanda mais linda”.
Gilmário Vemba mostrou a sua nova faceta cultural.
A dupla de kuduristas Nerú americano e Scró Q Cuia soma e segue.
Cerca de 700 toneladas de fertilizantes estão disponíveis na província de Benguela para serem distribuídos às famílias do meio rural, informou, ontem, na povoação do Kulango, a vice-governadora para a área Política, Económica e Social, Deolinda Chocondoca Valiyangula.
As mercadorias expedidas pelos correios ou contidas na bagagem pessoal dos viajantes, estão dispensadas do Procedimento de Despacho e do pagamento de direitos aduaneiros, à taxa devida pela prestação de serviços, desde que reúnam os requisitos de bens de uso pessoal, e que cumulativamente reúnam as condições visadas por lei.
A elaboração da lista de convidados, de ambas as famílias, para o copo-d’água, tem sido um momento difícil para os noivos. Devido às restrições impostas pela Covid-19, os nubentes são obrigados a “riscar” alguns “parentes importantes”, que chegam a questionar as razões pelas quais foram preteridos
Num documento precioso e de leitura histórica leiloado há pouco tempo, está lavrado o que, no tempo do exílio do imperador Napoleão, após a derrota na batalha de Waterloo, ele e o seu staff recebiam diariamente em Santa Helena.
A viagem começa cedo, mas só depois de garantidas as devidas medidas de precaução. A informação que move a nossa equipa a se “aventurar” numa via que quase todos os automobilistas fogem é claramente aliciante: menos tempo de estrada entre Namibe e Benguela. Há quem diga que já se pode almoçar na capital duma província e jantar na outra.
A história triste e motivadora de uma mãe de “sereia” mostra-nos quantas barbaridades podem ser evitadas, se as famílias carentes e desinformadas souberem para onde se dirigir, se, por um acaso, a vida as presentear com uma criança com hidrocefalia.
Sem qualquer actividade produtiva, industrial ou das grandes superfíceis comerciais que estimulem o desenvolvimento, a Santa-Clara, uma localidade da província do Cunene, que nasceu do comércio fronteiriço entre Angola e Namíbia, hoje apenas superada pela cidade de Ondjiva em termos populacionais, está a viver momentos de sufoco desde o encerramento da fronteira terreste por conta da Covid-19, dada a sua total dependência económica do país vizinho.
Uma delegação chefiada pelo secretário de Estado do Ministério do Interior, José Bamóquina Zau, participou, ontem, por videoconferência, na terceira Reunião Extraordinária do Comité Técnico Especializado de Defesa, Protecção e Segurança da União Africana (CTEDPS).
O primeiro secretário nacional da JMPLA disse, ontem, em Luanda, que é necessário reforçar as estruturas de base da organização no sentido de tornar os militantes mais activos, fortes, produtivos e capazes de solucionar os problemas sociais nas comunidades.
O município da Catumbela, na província de Benguela, vai ganhar, nos próximos tempos, um novo hospital, a ser construído de raiz, no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), anunciou o governador provincial, Rui Falcão, por ocasião do 60º aniversário do início da Luta Armada de Libertação Nacional.