Cultura

A limitocracia da respiração humana

O Centro Cultural Português-Instituto Camões, em Luanda, acolheu, até 20 de Novembro de 2020, a exposição colectiva de artes plásticas denominada “UsaMascara”, uma selecção de 33 obras de 30 artistas angolanos, com uma temática transversal: a prevenção e o combate à pandemia da Covid-19 em Angola.

20/02/2021  Última atualização 20H55
© Fotografia por: DR
A exposição foi o resultado de uma iniciativa do Espaço Luanda Arte (ELA) e da revista 40.ena!, que em Março de 2020 lançou um desafio para artistas visuais angolanos, de Cabinda ao Cunene, independentemente da idade ou da experiência, a inspirar-se neste momento de prevenção e combate contra o novo coronavírus em Angola.
O Projecto foi uma forma de criar um arquivo artístico do momento viral, utilizando qualquer técnica: pintura, desenho, colagem, fotografia, escultura, pano africano, material reciclado, instalação ou vídeo.

A iniciativa contou com a associação do Camões – Centro Cultural Português em Luanda, na organização da apresentação pública das obras seleccionadas, e com a parceria do Banco de Fomento Angola (BFA), na atribuição de prémios.
Ao todo, foram submetidas 62 obras por parte de 57 Artistas (alguns com duas obras submetidas).
Ainda foram excluídas cerca de uma dúzia de obras por fugirem ao tema. O júri foi composto por membros do ‘ELA’, da ‘40.ena!’ e do ‘Camões’. A selecção foi difícil mas, por fim, com base em critérios de técnica, composição e conteúdo, narrativa ou mensagem, o júri escolheu 33 obras de 30 artistas.

O júri decidiu atribuir o prémio Camões "UsaMascara” a Jardel Selele, prémio ELA a Andreia Maia, ambos com direito a organização de uma exposição individual em 2021, prémio BFA "UsaMascara”, no valor de 500 mil kz a Rómulo Rosa e a Pemba.
A Fran dos Santos foi atribuído o prémio 40.Ena (produção de trabalho editorial sobre a obra do artista).
JLM

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura