Mundo

África do Sul deve enviar 2.900 soldados à RDC

A África do Sul deve enviar um contingente de 2.900 soldados para a República Democrática do Congo (RDC) a fim de ajudar nos combates contra grupos rebeldes armados no Leste, anunciou o Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, em comunicado.

14/02/2024  Última atualização 10H56
Exército Sul Africano © Fotografia por: DR
De acordo com o Africanews, no comunicado, divulgado na segunda-feira, o Chefe de Estado sul-africano adianta que a implementação deve custar 105 milhões de dólares e durará até Dezembro do ano em curso.

Malawi e Tanzânia também enviarão tropas para a missão, que está a substituir a força regional da África Oriental que deixou a RDC em Dezembro do ano passado, depois que o Governo congolês a considerou ineficaz.

As tropas fazem parte da contribuição da África do Sul para a missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) no Congo Oriental, aprovada em Maio de 2023 para enfrentar o agravamento da situação de segurança na área.

Nas últimas semanas, a violência no Leste aumentou vertiginosamente, com ataques mortais do grupo rebelde M23, forçando milhares a fugir de suas casas em busca de segurança na cidade de Goma. Desde então, o M23 avançou e está a aproximar-se da cidade, localizada na província de Kivu do Norte.

O enviado especial do Secretário-Geral da ONU, Huang Xia, apelou, na semana passada, à comunidade internacional a juntar-se aos esforços do Presidente João Lourenço no processo de pacificação do Leste da RDC e da Região dos Grandes Lagos, com apoios que permitam alcançar os objectivos traçados no Roteiro de Luanda.

O diplomata chinês fez o apelo no final de uma audiência com o Chefe de Estado angolano, que também é o presidente em exercício SADC e da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo