Cultura

Amigos movimentam musicalmente a festa do conjunto da Rádio Nacional

Armindo Canda

Jornalista

Os músicos Carlos Lamartine, Prado Paim, Calabeto, Voto Gonçalves, Lula da Paixão, Sabino Henda e Puto Português partilharam, domingo, o palco do Resort Bantu, em Luanda, com a Banda Movimento, por ocasião do concerto comemorativo dos 25 anos da formação musical da Rádio Nacional de Angola.

12/03/2024  Última atualização 11H09
Massoxi, um dos vocalistas da Banda da RNA, não deixou os seus créditos em mãos alheias © Fotografia por: Francisco Lopes |Edições Novembro

O primeiro momento artístico foi protagonizado com o humorista Psicopata que animou a plateia com várias piadas. Depois, os aniversariantes actuaram na força máxima com Teddy Nsingui (solo), Kinito (ritmo e solo), Mias Galheta (baixo), Nino Gomes (teclados), Chico Madne (teclados), Romão Manuel (bateria), Manuel Correia (congas), Massoxi (voz e dikanza) e Mister Kim (vocalistas), e Beth Tavira e Dorca (coros).

Para animar a tarde de domingo, a banda interpretou temas como "Kunda Die”, "Kibuikila” e "Tá Amarrado”. O primeiro convidado em palco foi Calabeto que desfilou nas canções "Bomba” e "Nga Mussengue”. Carlos Lamartine, num diálogo com o público, recordou sucessos como "Pala ku mu Abessa”, "Namorada do Conjunto” e "Vunda ku Musseque”.

A festa continuou quando Lula da Paixão mexeu com Resort Bantu ao explorar "Ngua Maka” e "Garan”, enquanto Voto Gonçalves incluiu no alinhamento "Pão com Chouriço” e "Nzakumba”. Karina Santos, a única convidada feminina presente na celebração dos 25 anos da Banda Movimento, fez a festa com as mulheres levando como proposta temas como "Chocolate” e "Sangue Bom”. Prado Paim "Papá Bolingó” fez vibrar a plateia ao executar "Bartolomeu” e "Nzenze”.

O músico Livong juntou-se à festa e interpretou "Pelenguenha” e "Maria do Castelo”, enquanto o Puto Português ao seu jeito animou os espectadores  com  as canções "Paciência” e "Zebedé” e para encerrar. Sabino Henda com o seu timbre vocal deixou os convivas "extasiados” nos temas "Kangila”, "Ai Ngongo”, "Milhorró”, "Comboio” e "Sabú”.

A Banda Movimento foi fundada no dia 2 de Março de 1999, tendo como mentor Fiel Didi, dirigente associativo e grande entusiasta da música angolana, na altura afecto ao Movimento Nacional Espontâneo.  Em 2002 a formação passa a integrar a RNA, e Chico Madne entra para o projecto que na fase inicial teve o apadrinhamento de Justino Fernandes, António Fiel Didi e Job Capapinha, que apostaram na banda.

No final do concerto em jeito de resumo, Diogo Sebastião "Kinito” reconheceu que a banda está no activo, porque há um público que gosta da produção que fazem e os escuta. "Por isso é que se tem uma maior responsabilidade em continuarmos a fazer melhor de modo a agradar aos fãs”, disse o também guitarra ritmo. O membro fundador realçou que o grupo está mais maduro e consegue se impor no mercado musical angolano. "A nossa trajectória como banda tem sido boa e acredito que vamos continuar fortalecidos para levar boa música e permanecer onde os nossos admiradores nos colocaram”.

Kinito disse que é muito difícil permanecer 25 anos dentro de um grupo que enfrenta diversas situações, "mas nós conseguimos ultrapassar estas situações de cabeça erguida e debatemos para que seja engrandecido a actividade que a banda desenvolve e o nome permanece”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura