Cultura

Aminata Goubel participa no programa “Noite de Poesia”

Armindo Canda

Jornalista

A jornalista e promotora cultural Aminata Goubel “Mamã África”vai participar, amanhã, a partir das 18h00, em Luanda, da terceira edição da temporada do projecto artístico “Noite de Poesia”, uma realização da Fundação Arte e Cultura (FAC).

27/03/2024  Última atualização 10H25
Actriz e jornalista é uma das defensoras da cultura angolana

A noite junta poesias e música, e serão declamados poemas do livro "Desejos da Aminata”, da autoria do escritor Lopito Feijóo, que teve como musa inspirado na mulher que deu título à obra.

Em palco vão intervir os poetas Victor Andrade, Martinho Franco, Risylei Alves, poeta Precioso, poeta Profundo e as poetisas Paula Bernardo, Zazul Ngola, Nádia Dias, Emília Comena e Miura Mukeny. O grupo teatral Jovens da Mulemba e a banda O ́mwenho Groove animaram os convidados da terceira edição do projecto "Noite de Poesia”.

Mamã África

Aminata Gourgel jornalista destacada da redacção da RNA, tratada por Mamã África por ser defensora da preservação dos valores culturais africanos. O amor pela cultura e pelas tradições africanas é intenso, o que fez com que Aminata Goubel transformasse a sua casa num museu de artes africanas.

A Casa Museu, estruturada em parceria com o poeta Lopito Feijó, homem de cultura, é um espaço de referência localizado na zona costeira do Benfica. Junta dezenas de estatuetas, esculturas, artigos de tecelagem, trajes, bijuterias, utensílios, utilitários para cozinha, adornos, artigos velhos quer de autores angolanos quer de outros países.

O espaço recebe visitas de vários extractos sociais e nacionalidades que procuram ter  contacto com o acervo onde podem encontrar, também, quadros (telas), livros e outras peças que há mais de quarenta anos começaram a coleccionar inspirados nos acervos de outros artistas.

A Casa Museu dedica-se à promoção da cultura angolana e da cultura africana. A paixão pelas artes vem da mãe, Mamã Kuiba, que passa o testemunho à filha e ao irmão Nestor Goubel, também actor, além de uma filha estilista, e afirmou ser mãe adoptiva de muitos artistas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura