Cultura

Angola apela à cultura da paz e à promoção da tolerância

A delegada permanente de Angola junto da UNESCO, embaixadora Ana Maria de Oliveira, encabeça uma delegação angolana que participa desde terça-feira, na 219ª Sessão do Conselho Executivo, que decorre em Paris, França, na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

20/03/2024  Última atualização 10H54
Os temas que dominam a sessão do mês em curso são relacionados aos conflitos armados na Europa e no Médio Oriente © Fotografia por: DR

A representante angolana tomou a palavra na segunda-feira, tendo na intervenção alertado para a importância da cultura da paz, a promoção da tolerância, a prioridade de África, a valorização dos recursos humanos do continente, a promoção e protecção do património cultural e natural, bem como a preservação dos oceanos e a ciência que deve estar ao serviço da humanidade.

O Conselho Executivo, lembrou, é um dos principais órgãos directivos da UNESCO e reúne-se duas vezes ao ano, para tratar da agenda, dos programas e do orçamento gerais da organização, cujas recomendações e decisões resultantes do Conselho Executivo são submetidas ao Secretariado da UNESCO para implementação.

Os temas que dominam a sessão do mês em curso são os conflitos armados na Europa e no Médio Oriente, os programas de urgência para o auxílio à educação em caso de conflitos, a inteligência artificial, a prioridade de África, a protecção do património cultural em situações de conflito, a questão do género, a preservação dos oceanos e da biodiversidade, entre outros.

Angola é membro do Conselho Executivo para um mandato de quatro anos (2021-2025).

Para além da embaixadora Ana Maria de Oliveira, esteve presente a representante de Angola para o Conselho Executivo, Paula Henriques. A presente sessão do Conselho Executivo irá decorrer até ao dia 27 de Março.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura