Cultura

Artistas em Luanda rendem homenagem

Katiana Silva e Maria Hengo

Jornalistas

A União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC) realizou na manhã de quinta-feira, no Palácio de Ferro, em Luanda, uma cerimónia de homenagem ao músico Justino Handanga, visando congregar artistas e amigos que não se deslocaram ao Huambo para o derradeiro adeus ao malgrado, sepultado ontem no município do Bailundo. Para além da classe artística, efectivos da Polícia Nacional também estiveram presentes no acto de condolências em memória do artista.

22/03/2024  Última atualização 09H47
Carlos Lamartine: “foi sempre um companheiro honesto”, e Diogo Sebastião: “é um artista de grande dimensão” © Fotografia por: Francisco Lopes|Edições Novembro
Segundo o músico Diogo Sebastião, afecto à direcção da UNAC, o acto serviu para que a classe artística em Luanda não ficasse de fora no último adeus ao músico, criando deste modo condições para uma singela homenagem no exacto momento do cortejo fúnebre realizado no Huambo.

Dentre as várias memórias que guarda do convívio com Justinho Handanga, Diogo Sebastião recordou que durante muitos anos partilhou por diversas vezes o palco com o malogrado, enquanto membro da Banda Movimento.

"Tenho muitas boas recordações com este grande artista da música. Apesar do momento triste, espero que os admiradores, amigos e colegas recordem Justino Handanga com muita alegria, por todo o seu legado, tanto que a sua música foi ouvida pelos quatro cantos do país. É um artista de uma grande dimensão e merece essa homenagem. Era uma pessoa bastante humilde e alegre. Parte o homem mas fica uma obra sólida”, reconheceu.

Carlos Lamartine justificou a sua presença como a forma que encontrou para cumprir com o seu dever de cidadão, colega, amigo e companheiro de trabalho de Justino Handanga, com quem algumas vezes partilhou o palco não apenas em actividades lúdicas mas também naquelas de sentido patriótico.

"Para mim foi sempre um companheiro aberto e honesto, para além de partilharmos as mesmas origens étnicas. A partida de Justino Handanga para a outra dimensão é difícil de aceitar e deve ser um motivo de reflexão. Que leve a saudade e o eterno abraços aos outros artistas angolanos que já partiram desta dimensão”, manifestou.  

Para o guitarrista José Faria, membro do emblemático conjunto Os Kiezos, Justino Handanga foi um artista que marcou os seus admiradores nestas duas últimas décadas com canções de grande sentimento. José Faria pontuou que o artista pautava por um estilo próprio que lhe garantiu que a sua obra ficasse eternizada no coração dos angolanos.

"É um artista que deve o nosso respeito e consideração e apelamos para que a nova geração siga o exemplo e as peugadas deste grande músico. Eu comecei a lidar com o Justino Handanga a partir de 2005, isto no Huambo, das vezes que o conjunto se descolou a esta província para cumprir agendas de espectáculos”, detalhou José Faria tendo recordado Justino Handanga como uma pessoa atenciosa, prestativa e de trato fácil.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura