Cultura

Bravos da Vitória da Catumbela vence Carnaval em Benguela

Arão Martins / Benguela

Jornalista

O grupo carnavalesco Bravos da Vitória da Catumbela, com 948 pontos, é o grande vencedor do Carnaval, edição 2024, acto provincial que decorreu, terça-feira, no perímetro adjacente ao Estádio Nacional de Ombaka.

16/02/2024  Última atualização 14H05
O grupo Bravo da Vitória teve este ano como enredo a preservação do ambiente e conquistou o seu 28.º títulos em Benguela © Fotografia por: DR

O grupo, que teve como enredo a preservação do ambiente, e com a conquista totaliza 28 títulos, vai receber a quantia de um milhão e 250 mil kwanzas.

A segunda posição foi ocupada pelo grupo Unidos do Lobito, com 868 pontos. Como prémio, recebe um milhão e 150 mil kwanzas, enquanto, o terceiro lugar foi entregue ao grupo carnavalesco Irene Cohen do Cubal, com 862 pontos e recebe um milhão de kwanzas como recompensa.

Na classe infantil, a vitória coube ao grupo carnavalesco Mártires do Cuito, do município do Bocoio, que totalizou 727 pontos e recebe como prémio 900 mil kwanzas. Já em segundo classificado, ficou o grupo Ritmo do Fogo da Baía Farta, que levou 700 mil kwanzas. Na terceira posição, ficou o grupo Candengues Malambas de Benguela, que recebe 350 mil kwanzas.

Na classe de adultos, as categorias de melhor dança, corte, canção, painel e alegoria foram conquistadas pelo grupo Bravos da Vitória da Catumbela, enquanto o prémio de melhor comandante  ficou para o grupo Irene Cohen do município do Cubal.

Na classe infantil, o prémio de melhor dança foi para o grupo Ritmo e Fogo, do município da Baía Farta, ao passo que, os prémios de melhor comandante e melhor canção foram para o grupo carnavalesco Mártires do Cui. O grupo Candengues do Malamba foi agraciado com o prémio de melhor corte. O prémio de melhor painel e alegoria foi entregue aos grupos Unidos do Lobito e União Juvenil do Balombo, respectivamente.

Enaltecida a participação da juventude

A vice-governadora provincial para o Sector Político, Social e Económico de Benguela, Lídia Amaro, enalteceu a participação da juventude, o que demonstra a valorização e importância que se atribuiu à maior manifestação cultural dos angolanos.

Lídia Amaro afirmou que o ganho é o testemunho "vivo” que tem sido transmitido às novas gerações. Destacou, também, que os temas apresentados pelos grupos foram ao encontro da valorização das tradições e promoção da cultural local.

O investigador cultural, Manuel Matias "Ti Matias”, reconheceu que em função da performance apresentada pelos grupos, Benguela continua a preservar a matriz do Carnaval. Já o regedor do município do Chongoroi, José Dumbo Tchingoti, ao dançar o Carnaval, é uma forma de enaltecer e valorizar a cultura nacional, no geral, e em particular, à de Benguela.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura