Cultura

Catorze agremiações desfilam esta tarde na cidade de Malanje

Francisco Curihingana | Malanje

Jornalista

Catorze grupos carnavalescos de adultos vão desfilar hoje, na cidade de Malanje, no largo adjacente ao Hospital Militar, na edição de 2024 da maior manifestação cultural do povo angolano.

13/02/2024  Última atualização 07H24
União Filhos da Palanca Negra venceu o desfile infantil © Fotografia por: Eduardo Cunha | Edições Novembro

Segundo apurou o Jornal de Angola de uma fonte da organização, a presente edição vai contar com a participação dos grupos carnavalescos dos municípios de Cacuso, Cangandala e Luquembo.

O grupo carnavalesco União filhos da Palanca Negra, do município de Cangandala, com 1.185 pontos, foi o grande vencedor do desfile da classe infantil, realizado, ontem, no largo adjacente ao Hospital Militar, na cidade de Malanje.

O grupo União Filhos da Palanca Negra apresentou uma coreografia no estilo kazukuta e uma  canção a desincentivar o abandono escolar que acontece em muitas zonas rurais, onde miutas crianças abandonam os estudos para acompanhar os pais ao campo.

Pela conquista do título da classe infantil, o grupo recebeu como prémio o valor de um milhão de kwanzas.

O grupo carnavalesco União 4 de Fevereiro, com 1.177 pontos, ficou em segundo lugar,  enquanto nas posições seguintes ficaram os grupos carnavalescos Pioneiro Zeca, com 915 pontos, o grupo os Candengues da Canâmbua, com 820 pontos, e os Candengues da Ana Marimba, com 647 pontos, respectivamente.

O segundo classificado recebeu o prémio de 800 mil kwanzas, o terceiro 600 mil kwanzas, o quarto 400 mil kwanzas e o quinto levou 200 mil kwanzas.

O vice-governador de Malanje para o sector Político, Económico e Social, Franco Mufinda, considerou que a festa do Carnaval representa a valorização da cultura nacional, onde as canções interpretadas retratam a realidade vivida nas comunidades.

Franco Mufinda referiu que existe potencial nos grupos, tendo defendido a necessidade de elevar a participação dos grupos nas próximas edições.

Domingos Alberto, o comandante do grupo carnavalesco União Filhos da Palanca Negra,  de Cangandala, fundado a 6 de Março de 2006, manifestou satisfação pela vitória, reafirmando a vontade de o grupo continuar a trabalhar para conquistar mais vitórias nas próximas edições.

Na edição de 2024 do Carnaval da classe infantil, em Malanje, desfilaram os grupos 1º de Dezembro, Candengues da Ana Marimba, Kina-Ngó, Candengues da Canâmbua, Crianças Unidas do Quissol, Semba Ngola Mwenho, Pioneiro Zeca, Rotunda da Vila Matilde, União Filhos da Palanca Negra, União 4 de Fevereiro, Unidos de Cahombo, Filhos de África e Kudikuatekessa.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura