Cultura

Centro de Artes Padú alberga “Festi-Huíla”

A Associação Angolana de Teatro da Huíla organiza, a partir de hoje, o Festival Provincial de Teatro (Festi-Huíla), na cidade do Lubango, cuja programação inclui 14 espectáculos até domingo.

27/03/2024  Última atualização 10H40
Grupos de teatro de várias províncias participam no festival © Fotografia por: DR

As exibições vão decorrer no Centro de Artes Padú, às 17 h00, e abre com o grupo Caf-Teatro, que exibe a peça "Os Nossos Sonhos”, seguido do grupo Vozes do Momento, com "Decepção”, sendo as entradas gratuitas.

Amanhã, vão subir ao palco o Onjila, com a peça "Quem é o Maluco ?”, o grupo Vava-Yela, com "A dor de uma mãe” e o Orquídeas, com "Contradição”. Embora seja feriado na sexta-feira, o grupo Astros Misteriosos apresenta "O último beijo”, Luzes ao Palco, "Capoeira das Vacas”.

Sábado, os actores do N’zola Teatro brindam o público com "Prisões sem Grades”, seguido do grupo Pôr do Sol, com "Hotel 5 estrelas” e CAP-Lubango, com a peça "Campo minado”. No dia de encerramento, domingo, o grupo Tuhetekela exibe "O poder do silêncio”, seguido do Elartes Worship, com a peça "Depressão”. Para encerrar, o histórico grupo Molãs do Tchioco vai levar ao palco "A médica”. Dos 14 espectáculos agendados, 13 grupos são do município sede, Lubango, e um proveniente do município da Humpata, o grupo Tuhetekela.

O secretário-geral da ATT-Huíla, Jonas Nataniel, referiu que não há uma peça que tenha destaque no programa, ou que seja a preferida do público, "os grupos trabalharam arduamente para que os espectáculos sejam bem recebidos pelo público huilano”.

Jonas Nataniel informou que a província da Huíla tem mais de 28 grupos de teatro, dos quais 22 estão inscritos na ATT-Huíla, porém, "apenas 14 grupos inscreveram-se para participarem no festival”. Para a realização de um festival digno, "posso dizer de forma empírica um valor não abaixo de três milhões de kwanzas”, disse. O festival conta com apoio do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto, e dos grupos Vava-Yela, Orquídeas, Vozes do Momento.

Enaltecer as artes cénicas

Na óptica do secretário-geral, o significado do dia 27 de Março, para os actores huilanos, é um dia de festa, "motivo pelo qual realizamos, anualmente, o festival provincial. E, com uma única voz, todos os actores huílanos gritamos com honra e glória o Festi-Huíla, cujo lema é "Enaltecer o Teatro e Valorizando a Cultura”.

O Festi-Huíla visa comemorar o 27 de Março, Dia Internacional do Teatro, data instituída, em 1961, pelo Instituto Internacional do Teatro (IIT). Durante o festival, a organização espera criar novos factos culturais e artísticos. Outrossim, é a possibilidade de criar pontes culturais entre os mais diversos grupos e companhias de teatro que vão fazer parte do festival.

Para esta edição da festa do teatro, os grupos e companhias devem apostar, em espectáculos de teatro que promovam a união entre os povos e a diversidade cultural.

Francisco Pedro | Lubango

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura