Especial

Conecta Angola tira população da Jamba e do Licua do isolamento

Carlos Paulino | Menongue

Jornalista

Os habitantes das localidades da Jamba Cueio (Menongue), Dirico, Jamba Luiana (Rivungo) e Licua (Mavinga), na província do Cuando Cubango, já usufruem do projecto Conecta Angola, cujo benefício principal é o acesso rápido à Internet gratuita.

03/02/2024  Última atualização 08H15
Funcionários públicos e privados oriundos de outras regiões da província e do país ficavam meses ou até mesmo anos sem manter os contacto com a família © Fotografia por: Nicolau Vasco | Edições Novembro |
António Pita Posse, funcionário público e residente na localidade da Jamba, antigo bastião da UNITA, não escondeu a satisfação pela implementação do projecto Conecta Angola na circunscrição, porque a população estava isolada, em termos de telecomunicações, dos outros pontos da província e do país. Antes, para se comunicarem com alguém fora daquela localidade, eram obrigados a usar métodos primitivos, como o envio de cartas ou pedir a uma pessoa de confiança que levasse uma mensagem oral.

Segundo António Pita Posse, a entrada em funcionamento do Conecta Angola serve como uma lufada de ar fresco para a população da Jamba, porque agora comunicam com os parentes e amigos que vivem distante, por meio das redes sociais e serviço de voz.

Referiu que muitos funcionários públicos e privados oriundos de outras regiões da província do Cuando Cubango e do país ficavam meses ou até mesmo anos sem manter o contacto com a família, por falta de serviços de telefonia móvel.

"Por este facto, não temos como agradecer mais este projecto de inclusão digital que o Executivo coloca à disposição da população, sobretudo aquelas pessoas que vivem nas zonas recônditas e que não tinham acesso a rede de telefonia móvel, como é o caso da Jamba”, disse.

Regedor do Rivungo

O regedor municipal do Rivungo, João Muluma, disse que a população da Jamba sofria muito quando quisesse falar com alguém fora desta localidade e muitos cidadãos eram obrigados a percorrer longas distâncias até a sede municipal do Rivungo ou de Mavinga, num percurso de mais de 100 quilómetros.

"Hoje, com esta antena de telecomunicações instalada na Jamba, que viveu vários anos isolada de outras localidades da província e do país, estamos muito gratos, uma vez que não continuaremos a enfrentar os mesmos problemas”, disse.

Projecto chegou em boa hora

Para António Chongolola, estudante da 12ª classe, no curso de Ciências Físicas e Biológicas, na sede municipal do Dirico, o projecto Conecta Angola foi instalado em boa altura na localidade, porque, anteriormente, gastava, semanalmente, mais de dois mil kwanzas para pesquisar trabalhos escolares a partir de uma rede de telefonia móvel namibiana.

Com a Internet gratuita do Conecta Angola, disse, consegue assistir até vídeo-aulas de Matemática, Química e Física e fazer pesquisas de trabalhos de outras disciplinas.

Venâncio Tchipindo, um outro estudante na sede municipal do Dirico, referiu que o projecto Conecta Angola não veio só facilitar a vida da população estudantil, mas também dos professores, que têm a oportunidade de fazer pesquisas para melhor leccionarem as suas disciplinas.

Antes, frisou, os professores e estudantes tinham muitas dificuldades, porque o sistema de dados da principal rede de telefonia móvel do país é muito baixo e, com a namibiana, gastava-se valores avultados para fazer pesquisas ou usar as redes sociais.

Venâncio Tchipindo pediu ao Executivo para expandir o projecto para mais localidades da província do Cuando Cubango que não têm rede de telefonia móvel.

Fim do envio de documentos em mão

Almeida da Costa Paulino, funcionário da Administração Comunal da Jamba Cueio, disse que o projecto Conecta Angola veio acabar com o envio de cartas e documentos administrativos em mão.

Destacou que desde a inauguração, no dia 27 de Dezembro do ano passado, do ponto da Conecta Angola, na comuna da Jamba Cueio, a 135 quilómetros da cidade de Menongue, o sistema está a funcionar de forma regular e muitas pessoas estão a beneficiar do serviço. 

Segundo Almeida da Costa Paulino, os funcionários públicos que estavam privados e isolados por falta de serviço de Internet e de voz têm, actualmente, comunicação permanente com qualquer pessoa que esteja noutros pontos do país e do mundo.

A reportagem do Jornal de Angola não conseguiu contactar nenhum habitante da localidade do Licua, localizada a cerca de 600 quilómetros da cidade de Menongue. Mas a informação que recebemos é que o sistema do projecto Conecta Angola também funciona sem sobressaltos e com impacto positivo na vida das comunidades.

Compromisso com a inclusão digital

O administrador executivo da Angola Telecom para Infra-estruturas e Logística, António Mascarenhas, destacou que o projecto Conecta Angola surge como um marco histórico, representando não apenas um avanço tecnológico, mas também um compromisso profundo do Governo angolano com o progresso e a inclusão digital de todas as regiões do país.

O também coordenador do projecto recordou que o lançamento do Conecta Angola na província do Cuando Cubango representa um marco significativo na expansão dos serviços de telecomunicações para áreas remotas do país, sendo uma iniciativa conjunta entre várias instituições, com realce para FADECOM, INFRASAT, GGPEN(Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional) e INFOSI.

"Este projecto é uma verdadeira proeza de engenharia e colaboração interinstitucional que, além de simples infra-estruturas de telecomunicações, toca a vida das pessoas nas comunidades mais remotas, trazendo-as para mais perto do resto do mundo, através da poderosa tecnologia do satélite Angosat-2”, frisou.

Referiu que cada passo dado na implementação do Conecta Angola nas zonas distantes é recebido com enorme alegria e gratidão pela população, uma vez que as comunidades, anteriormente isoladas pelas vastas distâncias e pela falta de infra-estruturas, agora testemunham uma transformação marcante e uma conexão directa com as vastas possibilidades do mundo digital.

António Mascarenhas acrescentou que o acesso à Internet e serviços de telecomunicações é uma realidade antes inimaginável e que, agora, se torna um catalisador para o desenvolvimento educacional, económico e social.

Novos horizontes

O gestor da Angola Telecom sublinhou ser com um sentimento de orgulho e responsabilidade que fala dos avanços e o impacto significativo do Conecta Angola, que está a mudar vidas, unindo comunidades e abrindo novos horizontes para as gerações futuras de Angola.

O administrador executivo da Angola Telecom para Infra-estruturas e Logística garantiu que o projecto Conecta Angola na província do Cuando Cubango vai muito bem, desde a inauguração do primeiro ponto, no dia 27 de Dezembro do ano passado, na comuna da Jamba Cueio, até ao quarto, na localidade do Licua.

Lembrou que, para além dos serviços de telecomunicações, o projecto disponibilizou cinco computadores para a escola que foi inaugurada na mesma ocasião, na comuna do Jamba Cueio, com o intuito de ajudar os estudantes no aumento da literacia digital. Posteriormente, outros pontos foram instalados no Dirico, Jamba (Luiana) e Licua.

"Neste momento, conseguimos perceber a enorme satisfação dos munícipes nas regiões onde foi instalado o Conecta Angola”, disse, acrescentando que a partir do momento que as pessoas começam a comunicar-se com a província, com o país e com o mundo, as coisas tornam-se muito mais facilitadas e a alegria da população é evidente.

 António Mascarenhas informou que os equipamentos do Conecta Angola dão uma projecção de mais ou menos 350 a 400 metros, daí a intervenção de várias entidades, como o INFOSI(Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação), para facilitar a expansão do sinal.

Número de utilizadores

Explicou que o número de utilizadores cresce com o passar do tempo, porque muita gente está a aceder aos serviços de internet nas localidades do Jamba Cueio (Menongue), Dirico, Jamba (Rivungo) e Licua (Mavinga), visto haver interesse na investigação da informação e na comunicação.

Por este facto, salientou, o principal objectivo do Conecta Angola é atender as populações em zonas recônditas do país, sobretudo as localidades que nunca tiveram qualquer serviço de telecomunicações.

 Conservação dos equipamentos

Questionado se têm estado a registar alguma dificuldade na implementação do projecto, o gestor da Angola Telecom garantiu que as condições estão todas criadas para o sucesso contínuo da implementação do Conecta Angola. "A população do Cuando Cubango é bastante acolhedora, a direcção do Governo foi igualmente receptiva e não havia outra alternativa senão as coisas correrem bem”, disse.


António Mascarenhas, administrador executivo da Angola Telecom

Conservação dos equipamentos

O administrador executivo da Angola Telecom para Infra-estruturas e Logística solicitou maior atenção e cuidado dos utilizadores do projecto Conecta Angola, por se tratar de equipamentos extremamente caros e de grande valia para a população.

"É fundamental que se conserve bem estes equipamentos, que são o coração da conexão com o mundo digital. Para além de sensíveis, representam um investimento considerável do país e o uso cuidadoso e responsável destes recursos não só garantirá a sua longevidade, mas também assegurará que continuem a trazer benefícios imensuráveis à população”, notou.

António Mascarenhas referiu ainda que a conservação e o uso adequado destes recursos por parte dos estudantes, funcionários públicos e da população em geral são uma forma de contribuir para o desenvolvimento de Angola, permitindo que o conhecimento e as oportunidades fluam livremente nas comunidades.

"Ao cuidar destes equipamentos, estamos, na verdade, a cuidar do nosso futuro, garantindo que as gerações vindouras tenham as mesmas oportunidades de aprendizado, comunicação e crescimento. Portanto, encorajo a todos que façam parte deste movimento positivo, tratando estes equipamentos com o respeito e o cuidado que merecem, para que possamos todos colher os frutos”, sublinhou.

O projecto Conecta Angola foi lançado em 2023, no Fórum Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação de Angola (ANGOTIC 2023) e prevê a instalação de, no mínimo, dois pontos em cada província em zonas recônditas e a disponibilização do serviço de internet para mais de 30 mil cidadãos.

Já foram instalados oito kits do projecto Conecta Angola no Belo Horizonte (Bié), Canzar (Lunda-Norte), Sombo (Lunda-Sul), ITEL (Luanda), Jamba Cueio e Dirico, Jamba Luiana e Licua(Cuando Cubango), que atendem mais de 20 mil cidadãos.

Pretende-se, deste modo, levar a iniciativa às zonas recônditas de Angola, por meio do uso do Angosat-2, satélite de comunicações que desempenha um papel crucial no desenvolvimento e progresso do país, promovendo comunicações abrangentes, conectividade digital, ampliação do acesso à informação, autonomia tecnológica e outros.


Bernadete Cachoco Muacariata destacou vantagens da internet

"Impacto do sistema na comuna do Canzar é positivo”

Armando Sapalo| Cambulo

A população da comuna do Canzar, a 28 quilómetros da vila do N´zagi, município  do Cambulo, província   da Lunda-Norte, beneficia,  desde o mês de Outubro do ano passado,  do projecto de fornecimento de serviços de telecomunicações denominado Conecta Angola.

A  administradora municipal do Cambulo, Bernadete Cachoco Muacariata, disse que o impacto do Conecta Angola na comuna do Canzar é positivo, porque as pessoas   estão conectadas com o país  e o mundo, através da partilha de informações.

"O impacto do Conecta Angola no Canzar é positivo, na medida em que se viram conectados com o país e o   mundo, por via da partilha de informações , através da aplicação WhatsApp e outras vias de comunicação, por via do sinal Wi-Fi”, sublinhou.

A responsável explicou que foi instalada uma rede 4G,   na Administração comunal, cujo sinal atinge o Complexo Escolar nº 37 Augusto N’gangula, localizado  na sede Comunal do Canzar, através da qual a população tem acesso gratuito à internet. Uma das vantagens do Conecta Angola,  segundo a administradora do Cambulo, tem a ver com o facto de o mesmo beneficiar, sobretudo, professores  e  alunos da escola da sede comunal, contribuindo na melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

A iniciativa, acrescentou, torna o serviço de internet disponível para muitos cidadãos e  vai ajudar na integração produtiva das   famílias angolanas.

Abrangência

Empresários e autoridades tradicionais do município do Cambulo consideram que o projecto Conecta Angola é uma iniciativa importante para a inclusão digital das comunidades que vivem em zonas recônditas.

Ernesto Papai, empresário do ramo agro-pecuário, disse que a insuficiência dos serviços de telecomunicações era uma das  justificações da  ausência de  investimento privado na comuna do Canzar.

 A comunicação, disse, é uma via importante para a integração de qualquer sociedade, numa altura em que o Executivo tem   a proposta de elevação da comuna de Canzar à categoria de município.

O projecto, acrescentou,  está a ser um factor determinante para a redução das assimetrias regionais, dada a importância da comunicação, uma vez que  os cidadãos têm  de estar informados  sobre  as acções em curso do país.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Especial