Mundo

Conflitos geopolíticos afectam o comércio

Armindo Pereira | Pequim

Jornalista

O ministro do Comércio da China, Wang Wentao, revelou, quarta-feira, durante uma conferência de Imprensa, em Pequim, medidas para contrapor as perspectivas "muito graves" em termos de comércio, em consequência dos conflitos geopolíticos.

07/03/2024  Última atualização 12H27
Ministro chinês Wentao partilha perspectivas de crescimento © Fotografia por: DR
Wentao avançou o plano que visa incentivar o comércio de bens de consumo, com foco especial em automóveis, electrodomésticos e artigos de decoração, como parte de uma abordagem abrangente para estimular o consumo interno.

O ministro manifestou confiança no futuro do comércio entre a China e o resto do mundo, tendo em conta os esforços para subir na cadeia de valor global através da inovação ou para abrir o seu mercado a produtos estrangeiros, segundo dados partilhados na imprensa internacional.

Na ocasião, Wentao destacou que os mercados automotivos, de electrodomésticos e de móveis domésticos na China são extensos, mas muitos produtos estão em processo de envelhecimento, resultando em alto consumo de energia e emissões, além de apresentarem riscos de segurança devido ao uso prolongado.

Durante o evento, que reuniu mais de 200 jornalistas, no Centro de Média da capital chinesa, entre nacionais e internacionais, o governante afirmou que há um "período concentrado de procura potencial de substituições".

A promoção do comércio de bens de consumo, baseada na participação voluntária, é considerada uma medida poderosa para impulsionar o crescimento económico e consolidar a trajectória de recuperação. Além disso, o ministro enfatizou que essa estratégia visa promover um desenvolvimento de alta qualidade a longo prazo.

Para alcançar esses objectivos, Wang Wentao anunciou que serão implementados esforços para estabelecer um mecanismo eficiente que incentive os consumidores a substituir produtos antigos de maneira mais fácil e a estarem mais dispostos a adquirir novos itens.

Em relação ao consumo de serviços, Wang observou o rápido desenvolvimento testemunhado nos últimos anos. O ministro indicou ainda que, de 2013 a 2023, a proporção da despesa de consumo per capita destinada aos serviços aumentou significativamente, passando de 39,7 para 45,2 por cento.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo