Cultura

Coral “Ecos da Paz” prepara lançamento do primeiro álbum

Domingos Mucuta | Lubango

Jornalista

O grupo coral “Ecos da Paz” está a preparar o lançamento do seu primeiro disco, para Maio deste ano, anunciou, ontem, na cidade do Lubango, na Huíla, a mentora do projecto.

09/03/2024  Última atualização 12H05
© Fotografia por: DR

Marcelina Gomes disse que o disco de estreia do coral será intitulado "Ecoando a paz” e  vai comportar 15 faixas musicais produzidas no Lubango e masterizadas na África do Sul.

A responsável explicou que as músicas, nos estilos soul music, kilapanga, gospel, clássico, jazz e zouk, serão interpretadas nas línguas portuguesa, umbundo, kikongo, kimbundo e inglês.

"É um CD virado para a execução da música clássica. Comporta músicas em vários estilos, desde gospel até outros de intervenção social, cantadas nestas diferentes línguas. Está em fase final para ser apresentado ao público no mês de Maio”.

Marcelina Gomes esclareceu que a captação, produção e mistura esteve a cargo dos produtores Relito Florindo e na M.M.P por Morais VW, assim como pelo coral liderado pelo maestro Kim da Rosa.

A obra discográfica, referiu, conta com as participações especiais de Lily Haukelo, Avelina makuva e Nelito Kapoco.

Marcelina Gomes anunciou, também, para este ano a realização de concertos solidários, na comarca da Huíla, no Lar da Terceira Idade e orfanatos,  a espaço fim de proporcionar momentos de confraternização aos grupos carentes.

A formação e o aperfeiçoamento em matérias musicais, afirmou, continuam entre as actividades permanentes do grupo coral, tendo avançado que o mesmo tem em carteira o projecto de criação de uma orquestra e um coral "Ecos da Paz Júnior”, para integrar somente crianças, com o objectivo de assegurar a continuidade e manter o ciclo de renovação dos fazedores do canto em alta performance.

Composto por 50 membros com idades entre os 16 e acima de 60 anos, o coral "Ecos da Paz” existe desde 2009, numa iniciativa da Etnomusicóloga Marcelina Gomes, antiga directora Provincial da Cultura da Huíla.

Marcelina Gomes explicou que naquela altura era chamado "Coral Experimental”, tendo passado temporariamente pora "Coral da Huíla” até adoptar em 2022, a denominação actual.

O coral participou na criação de hinos de várias instituições e eventos, com destaque para o concurso das Sete Maravilhas de Angola, FENACULT-2014, Invest Huíla-2015, 40 Anos da Independência e do Instituto Nacional da Luta contra Drogas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura