Cultura

Esmeraldo Baptista prepara lançamento do disco de poesia

Gil Vieira

Jornalista

O poeta Esmeraldo Baptista vai lançar, no último trimestre deste ano, em todas as plataformas digitais, o primeiro álbum de poesia designado "Lés a Lés". O álbum conta com a colaboração de Zoé Kifembe.

17/03/2024  Última atualização 09H49
Jovem tem feito um percurso brilhante o que já lhe mereceu a distinção de Poeta Dipanda © Fotografia por: DR

Segundo o poeta, a colecção vai ser composta por dez faixas, que foram promovidas, pela primeira vez, no dia 16 de Dezembro do ano passado, no auditório Digital.ao, no Distrito Urbano do Rangel, em Luanda, no concerto designado "Lés a Lés".

O álbum está a ser produzido pelo angolano Samuel Beats, o português Francisco Saldanha e o brasileiro Daniel MB, além da participação vocal da cantora marroquina Nawal Mahfoud.

A colecção conta com os poemas musicalizados "Vítimas das Circunstâncias", "Monólogos à Beira Mar", "Triste Serenata", "Luanda", "Conto e Vírgula", 'Noite de Tambi", 'Loneliness", "Lau, Poemas de Deus', "Verão Azul" e "Destino às Costas".

Esmeraldo Baptista, também conhecido nas lides literárias como Mister Poetry, é um jovem poeta, que nasceu no dia 25 de Agosto de 2001. A paixão pela poesia surgiu cedo, por influência da mãe, Maria Baptista, que recitava nos tempos livres versos de Natal para os filhos no final de cada ano.

O que a mãe na época, sabia, era que a acção poderia despertar o gosto pelas artes no geral, em particular, pela literatura aos filhos. Com o passar dos anos, um dos filhos decidiu dedicar-se mais à música e o outro, à poesia. Mister Poetry confessou que a sensibilidade pela palavra falada foi mais forte. Por isso, começou a fazer poesia como forma de exteriorizar os sentimentos.

A paixão pela poesia começou a consolidar-se em 2017, quando passou a receber aulas de piano, agregando às suas actividades laborais a prática do xadrez e o aprendizado da Língua Inglesa.

De lá para cá, apenas procurou manter contacto com pessoas que o pudessem agregar valores positivos.

Nesta busca incessante pelo conhecimento, o jovem poeta conheceu a escritora Borges Segorb, que o convidou para fazer parte da Brigada Jovem de Literatura de Angola (BJLA). Conheceu, igualmente, o poeta Samuel Ferreira, do Movimento Lev'Arte, e o produtor e poeta Zoé Kifembe, que o ajudou a gravar o primeiro poema em estúdio.

Neste percurso, Mister Poetry conhece o director executivo da produtora de eventos culturais M-Arte Angola, Yadhiro Barroso, com quem trabalha e está a ser agenciado.

O artista destacou ainda a importância da sua professora de Língua Portuguesa no último ano do ensino médio, para o engrandecimento do processo educativo.

Poeta do Ano nos Prémios Dipanda

Esmeraldo Baptista, durante a entrevista, explicou, também, que apesar da paixão que sente pela poesia, caminhar no mundo artístico tem sido difícil, por ter, sobretudo, de conciliar a escola, a vida conjugal e outras actividades laborais.

Mesmo assim, Mister Poetry, arranja tempo para todas as ocupações. O segredo está no seu agente, que o ajuda a gerir a carreira, prova disso, continuou, foi a mais recente conquista como vencedor na categoria Poeta do Ano nos Prémios Dipanda, de 2024. "Foi um momento importante para mim, porque aproveitei para promover o meu trabalho, uma actividade onde o público apreciou o resultado do meu potencial”, sublinhou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura