Cultura

Espectáculo de Sara Saka abre festas da francofonia

Armindo Canda

Jornalista

A cantora Sara Saka cantou e encantou, na noite de quinta-feira, no Shopping Fortaleza, em Luanda, durante a abertura das festividades da francofonia, correspondente à comunidade linguística que tem em comum a língua francesa.

16/03/2024  Última atualização 13H04
Cantora afirma que os povos francófonos são muito humanistas © Fotografia por: Raimundo Mbya | Edições Novembro
O concerto foi marcado pela presença de vários embaixadores acreditados em Angola, com destaque para o embaixador da Côte d’Ivoire, Santiéro Jean-Marie Somet, e da embaixadora da França, Sophie Aubert.

Antes do espectáculo, o presidente do grupo de embaixadores e chefes de missão deste ano, o embaixador da Côte d’Ivoire, Santiéro Jean-Marie Somet, durante o discurso de abertura, afirmou que Angola tem um número elevado de fãs francófonos, por isso escolheram o país para celebrar mais um ano da festa que une povos através da cultura.

A cantora Sara Saka, acompanhada pela banda composta por Moni Star (bateria), Nejé (guitarra), Estevão Amadeu (baixo), Mestre Gui (Piano) e Belo, como convidado, brindou o público, neste que é o mês dedicado à língua francesa.

A artista fez jus à data comemorativa, ao interpretar temas como "Fátima”, "Ny Pense Plus” e "Maria Valência”, esta última canção que serviu para homenagear a mãe pelo mês das mulheres.

A integrante do elenco que representou o país na Expo Dubai 2020 fez vibrar a plateia com os temas "Ndoto”, "Umbi Umbi”, "Papotai” e "Alor Dance”.

Por outro lado, o músico Belo, o convidado especial da artista, agitou os convivas ao revisitar sucessos de Fally Ipupa, com destaque para "Sweet Life”, "Eloko Oyo” e "Karolina”. Sara Saka, de seguida, deu continuidade ao espectáculo com a exibição de canções de cantores nacionais.

Temas como "Teu Grande Amor”, "Suzana”, "Nguxi”, "Cette Nuit”, "Pata Pata” e "Pemba Laka” fizeram parte do segundo momento em palco de Sara Saka, o que lhe fez merecer aplausos da plateia. A artista apresentou uma performance que encantou os convivas na abertura das festividades da semana da francofonia.

Uma experiência desafiadora

A cantora Sara Saka, em declarações ao Jornal de Angola, afirmou que ter sido escolhida para abrir as festividades da francofonia foi uma experiência desafiadora, principalmente por não falar a língua francesa fluentemente, confessando que estudou bastante para apresentar bem as músicas interpretadas naquela língua.

A artista disse, também, que a francofonia une várias culturas de países francófonos e os que são chegados, e inclui todo o tipo de arte, desde a música, dança, pintura e a gastronomia. "Os povos francófonos são muito humanistas”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura