Cultura

Exposição de bandas desenhadas e projecção de cinema no guião das actividades

A exposição “Kubuni: Bandas Desenhadas de África(s) e a projecção de cinema francófono são dois eventos que decorrem no âmbito do Mês da Francofonia que está a ser realizado, desde a passada quinta-feira, no Shopping Fortaleza, em Luanda.

18/03/2024  Última atualização 09H20
Tchê Gourgel, ilustrador angolano que participa na exposição © Fotografia por: DR

A abertura contou com as presenças dos embaixadores dos países francófonos e corpo diplomático acreditados no país, com destaque para o embaixador da Côte d’Ivoire, Santiéro Jean-Marie Somet e da embaixadora de França, Sophie Aubert.

A exposição está patente no terceiro piso e decorrerá até ao dia 31 do corrente mês. "Kubuni, bandas desenhadas de África(s)”, reúne obras de mais de 50 autores de banda desenhada da África Subsaariana. A mesma conta com a participação do ilustrador e designer gráfico angolano Tchê Gourgel.

O projecto foi criado no âmbito da temporada África 2020 e do ano das bandas desenhadas 2020, promovido pela Cité Internationale de la Bande Dessinéeetl’Image, Institut Français du Congo e Festival Bilili BD, "Kubuni” ("criação imaginária” em suaíli) que oferece uma cartografia de bandas desenhadas na África Subsaariana desenhadas em torno de três eixos principais: ontem, hoje e amanhã.

A exposição Kubuni, quer mostrar uma África plural, universal, livre de qualquer prisma eurocêntrico, que não se limite às fronteiras de um país ou de um continente. Quer se inspirem em antigas tradições gráficas e narrativas quer em questões actuais, todos os artistas apresentados oferecem uma visão plural do continente, como evidenciado no título da exposição pelo "s” afixados a "África.s”.

Mostra de Cinema Francófono

Uma selecção de sete filmes, a maioria inéditos no circuito comercial podem ser assistidos no Cine Max do Shopping Fortaleza, em Luanda.  O propósito é para homenagear a riqueza e diversidade cultural da língua francesa.

Os filmes que fazem parte do festival são: "La vieestbelle” (version restaurée) (1987) do realizador Mweze Ngangura e Benoit Lamy, "Ballond’or” (1994) do realizador Cheik Doukouré, "Supremos” (2021) de Audrey Estrougo, "Les 2 Alfred” (2020) de Bruno Podalydès, "Le Château dessinges” (1999).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura