Desporto

FIFA e Conmebol suspendem jogos

Dirigentes da FIFA e da Conmebol decidiram suspender os jogos de Março das eliminatórias sul-americanas para o Campeonato do Mundo de 2022 no Qatar, devido ao agravamento da pandemia da coronavírus e as suas consequências, das quais a principal é a proibição de clubes europeus quanto à dispensa de atletas para as selecções.

08/03/2021  Última atualização 14H12
© Fotografia por: DR
"O Conselho da Conmebol resolveu suspender a jornada dupla das eliminatórias para o Qatar' 2022 prevista para Março. A decisão obedece a impossibilidade de contar, em tempo e forma, com todos os jogadores sul-americanos”, explicou a Conmebol, em comunicado.

Com a nova regra de dispensa de jogadores feita pela Fifa em Fevereiro, os clubes não são obrigados a ceder os atletas para actuarem em países com quarentenas de mais de cinco dias no regresso. Com isso, muitos não podem jogar pelas suas nações.
A quinta jornada das eliminatórias sul-americanas estava agendada para os próximos dias 25 e 26 e a sexta no dia 30. O primeiro adversário do Brasil seria a Colômbia, fora de casa, na cidade de Barranquilla, e depois o clássico diante da Argentina, na Arena Pernambuco, no Recife.

As entidades ainda não definiram as novas datas para as partidas. A tendência indiciam para Setembro e Outubro nas datas FIFA. No mês de Junho, vai ser disputada a Copa América, adiada em um ano por causa da pandemia.
Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, não estava disposto a aceitar a ideia de adiamento e queria que o presidente da Fifa, Gianni Infantino, pressionasse os clubes a libertarem os jogadores. No entanto, o dirigente paraguaio teve de ceder.

Em relação à Selecção brasileira, o técnico Tite teria dificuldades em contar com jogadores da Alemanha, Itália e Inglaterra. Os três países estão com regras rigorosas na entrada de pessoas vindas de locais, onde os números da Covid-19 são altos, caso do Brasil, que registou na última semana recorde no número diário de mortes. Espanha e França são mais flexíveis.
Em 2020, foi aberta uma excepção aos jogadores e, por isso, as primeiras jornadas das eliminatórias foram realizadas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto