Cultura

Figuras das letras destacam o papel de Eugénia Neto na literatura angolana

Katiana Silva

Jornalista

A União dos Escritores Angolanos (UEA) e a Brigada Jovem de Literatura renderam, ontem, uma homenagem à escritora Maria Eugénia Neto, que assinalou 90 anos de vida, no mesmo dia, mas esteve ausente da cerimónia por se encontrar fora do país.

09/03/2024  Última atualização 12H50
Vários escritores, trovadores e amantes da literatura angolana dedicaram depoimentos à viúva do primeiro Pr. Agostinho Neto © Fotografia por: Fotos francisco lopes | Edições Novembro

Vários escritores, trovadores e amantes da literatura de diferentes gerações reuniram-se, ontem, na sede da União dos Escritores Angolanos, em Luanda, para dedicarem canções e depoimentos de felicitações à viúva do primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto.

O escritor Akiz Neto, em representação do secretário-geral da União dos Escritores Angolanos, David Capelenguela, reconheceu que a homenagem acontece num bom momento, ao marcar os 90 anos de idade de Maria Eugénia Neto.

Para o escritor, Maria Eugénia Neto tem um histórico grande a nível nacional e internacional, pela entrega na da luta de libertação de Angola, tanto na vertente política como também no campo literário.

Por sua vez, a escritora Kanguimbo Ananás qualificou a homenageada como uma mulher de grande valor, tendo prestado uma contribuição inapagável na história literária angolana. Kanguimbo Ananás explicou que Maria Eugénia Neto teve uma grande contribuição na literatura infantil com um pendor educativo, tendo realçado que os conteúdos dos seus textos foram escritos em prol da paz e do amor, bem como pela congregação e o bem-estar do indivíduo.

"Enquanto escritora, penso que devemos cada vez mais introduzir nos currículos as várias obras de Maria Eugénia Neto, porque acredito que se enquadram nos estudos gerais", defendeu.

A escritora Sandra Poulson afirmou que o dia de aniversário de Eugénia Neto é muito importante, por coincidir com uma data que rende homenagem às mulheres.

 "Maria Eugénia Neto fez muito por Angola e pelas mulheres. Ela traz grandes metáforas sobre a guerra de libertação em escritos infantis, além disso, apresenta temas capazes de libertar a mente das crianças, por isso, merece ser acarinhada pela população", afirmou.

A socióloga e escritora Carla Alves, outra figura presente na homenagem, afirmou que Maria Eugénia Neto é uma das figuras mais importantes da literatura angolana. Além disso, destacou o papel da mesma enquanto companheira de Agostinho Neto, o primeiro Presidente de Angola.

 "Maria Eugénia Neto escreveu uma literatura que é virada para crianças e jovens. Através dos animais ilustrados ensina aquilo que nós somos como humanos. Ela tem sido fundamental para o ensino em Angola", disse.

Maria Eugénia Neto nasceu no dia 8 de Março de 1934, em Montalegre, Portugal. Desde a década de 70 do século passado que Maria Eugénia Neto tem se dedicado à literatura infantil, tendo as suas obras sido traduzidas para várias línguas e conquistado vários prémios.

Entre as obras publicadas incluem-se "Nas Florestas os Bichos Falaram”, "As Nossas Mãos Constroem a Liberdade” e "A Formação de uma Estrela e outras Histórias na Terra”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura