Cultura

Filme de produção nacional “Kambas” estreia hoje em seis províncias do país

Maria Hengo

Jornalista

A estreia do filme de produção nacional “Kambas”, do realizador António Mbuta, vai ser exibida em simultâneo, hoje, às 19h00, nas províncias de Luanda, Benguela, Huíla, Namibe, Zaire e Malanje, cujo objectivo é expandir o cinema nacional.

15/03/2024  Última atualização 13H15
O'Neill Costa disse que o actual estado do cinema está a ganhar nova dinâmica, mesmo com várias dificuldades financeiras © Fotografia por: DR

A longa-metragem, com a duração de 50 minutos, conta a história de dois amigos de longa data, cuja amizade é posta à prova quando um deles fica numa situação fragilizada.  Kwenda, a única solução para salvar a mãe do amigo que está entre a vida e a morte.

O drama escrito por O'Neill Costa desenrola-se na Samba, Gamek à Direita e Camama. O filme tem nos papéis os actores Fernando Mailoge, Sílvia Helena, Constância Lopes, Gusmão Soeiro, Jay Cahanda e Elvirany Vivian.

Segundo o realizador, o título surge com o objectivo de preservar as origens e costumes que têm desaparecido devido à aculturação. A primeira opção do nome, frisou, seria "Amigos para Sempre", mas rapidamente mudou-se quando se  começou a pensar na possibilidade de levar o filme para os festivais internacionais.

"A expectativa para a estreia do filme é enorme. Estamos todos ansiosos, sendo uma experiência piloto e por ser projectada em simultâneo no mesmo dia, hora, em seis províncias do país”, acrescentou António Mbuta.

Quanto à história por trás do filme, descreveu, envolve a luta de uma mulher viúva, desempregada e mãe de dois filhos que depois de ser diagnosticada com uma doença incurável desiste da vida, mas vai contar com a fé do filho para a ajudar a superar os obstáculos e continuar a lutar pela vida.

Desesperado e sem saber onde encontrar ajuda, o filho vai pedir auxílio ao ami-

go de longa data também desempregado. Daí, os dois embarcam numa odisseia em busca da cura da mãe do jovem Freddy (personagem interpretado por Fernando Mailoge).

O'Neill Costa disse que o actual estado do cinema no país está a ganhar uma nova dinâmica, mesmo com várias dificuldades financeiras. O país, disse, poderia tirar melhor rendimento, caso as instituições ligadas à cultura no país apostem fortemente nas políticas culturais de apoio à produção cinematográfica.

"Estou convencido de que nos próximos cinco anos, o país poderá produzir mais filmes, com alguma qualidade mesmo com poucos investimentos”.

Experiência internacional

O filme produzido pelo Studio SS88 FILMS em parceria com a Gunosco Filmes, foi gravado no país e finalizado em França. Teve a antestreia no dia 8 de Dezembro de 2023, em São Paulo, no Brasil.

Sobre a experiência no Brasil, o responsável explicou que foi satisfatória porque conseguiram exibir, pela primeira vez, um filme angolano naquele país, e tendo recebido elogios dos críticos brasileiros em relação ao roteiro.

O realizador destacou que, a exibição no Brasil abriu portas para o mercado internacional, e estarem a receber vários convites para participar em festivais no Brasil, Argentina, França e Holanda.

Quanto a outros projectos, O'Neill Costa explicou que participou nos filmes "Resgate - A lei é a única opção”, "Makongos”, "A Tragédia” e "Restos de Sangue”,  produções do realizador Mawete Paciência.

Participou como sub-director do elenco dos filmes "Além do Amor”, "Por Jade” e "A Oprimida”, "Sob Decisão Alheia”, "A Trucida”, e das séries as "Origens” e "Um amor para dois irmãos”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura