Cultura

Filme nacional “O poder” aborda a delinquência

Estácio Camassete | Huambo

Jornalista

O auditório do Centro de Formação de Jornalistas do Huambo, acolheu na noite de sexta-feira, a estreia do filme de curta-metragem “O poder”, produção do realizador angolano António Guimarães.

17/03/2024  Última atualização 09H53
António Guimarães retrata no filme o problema das drogas © Fotografia por: DR

Produzido pela TP Films e Cine Life "O Poder” é um filme de acção que tem a participação de 30 actores entre angolanos, portugueses e cubanos. O enredo mergulha para o mundo das drogas e a luta territorial entre dois grupos de traficantes.

A curta-metragem, gravada na cidade do Huambo, em Fevereiro deste ano, serve como uma crítica social sobre o tráfico de drogas. O filme é um desincentivo à juventude para se abster de práticas que podem comprometer o futuro de várias gerações. 

A primeira sessão foi muito concorrida, o que surpreendeu o próprio realizador, o que demonstrou ser necessário mais investimentos no sector. Quanto à assistência, disse ser a prova que existe um público específico atento à produção cinematográfica nacional.

António Guimarães destacou a qualidade que o cinema angolano está a mostrar e existe seriedade dos produtores nacionais. "O Huambo começa a dar passos na produção de filmes, apesar de haver ainda muitas dificuldades, porque não há incentivos dos empresários nesta área" afirmou o realizador.

O filme, disse, vai participar no festival de cinema da América Latina "Latin American Film Festival in Native Languages", que acontece de 15 a 20 de Abril do corrente ano, no Peru.

O realizador fez saber que está a trabalhar no projecto de ciclo provincial do cinema, em parceria com o Centro de Formação de Jornalistas no Huambo (CEFOJOR), para a produção de mais filmes, novelas e séries.

O director adjunto do CEFOJOR, José Caculo, informou que, para além das formações na área da Comunicação Social, o centro vai formar actores e realizadores no sector do cinema, como forma de dar oportunidade aos jovens de desenvolverem o potencial.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura