Mundo

Forças ucranianas enfrentam um momento “muito difícil”

O secretário do Conselho de Defesa e Segurança Nacional da Ucrânia, Oleksiy Danilov, afirmou, domingo, que as forças ucranianas enfrentam um momento "muito difícil" e precisam de armas, alertando que "a espera influencia a situação" do conflito.

12/02/2024  Última atualização 12H01
Secretário do Conselho de Defesa e Segurança Nacional da Ucrânia,Oleksiy Danilov © Fotografia por: DR

"A situação na linha da frente é muito difícil. Nunca foi fácil desde 24 de Fevereiro de 2022, data da invasão russa,  e, se alguém pensar que a linha da frente é fácil, são pessoas que não entendem a guerra", disse o alto responsável ucraniano em entrevista à agência Lusa, destacando que "a Rússia está a receber ajuda da Coreia do Norte e do Irão e isso levou a algumas alterações na situação".

O secretário da instituição ucraniana advertiu que, neste cenário, se o mundo ocidental não aumentar, significativamente, as suas remessas de armas e munições, a situação ficará realmente complicada", apelou o político quando questionado sobre as necessidades imediatas das forças de Kiev.

Oleksiy Danilov considera que este é um tema difícil, na medida em que a Ucrânia está a receber apoio dos seus aliados, como aconteceu, recentemente, com o pacote de 50 mil milhões de euros aprovado pela União Europeia, enquanto outros 60 mil milhões de dólares (56,6 mil milhões de euros) se encontram pendentes para aprovação no Congresso dos Estados Unidos, até agora bloqueados pela ala republicana radical na Câmara dos Representantes.

"É uma questão de tempo e quantidade", afirmou, advertindo que "qualquer espera, obviamente, influencia a situação" ao cabo de quase dois anos de guerra, numa fase em que a Rússia parece ter tomado a iniciativa na frente oriental da Ucrânia, embora sem ganhos assinaláveis, e fustiga as cidades ucranianas com bombardeamentos.

"Se nos perguntarem: vamos parar? Não o faremos, defenderemos o nosso país. Não temos outra alternativa, não temos outra opção. E esperamos, realmente, que os parceiros compreendam que a nossa independência está sob ameaça e também a imagem, autoridade e unidade de todo o Ocidente", declarou.

A propósito da ajuda europeia, Oleksiy Danilov reconheceu que "qualquer apoio melhora a situação na linha da frente, no país, e aumenta a capacidade de continuar" a guerra contra a agressão russa, mostrando a convicção de que o mesmo acontecerá em Washington: estou mais do que certo de que o apoio dos Estados Unidos será votado nos próximos tempos", afirmou.

"Os Estados Unidos são realmente vitais para nós. E, depois da nossa vitória, estaremos gratos a toda a gente, a todos os que nos estão a ajudar a alcançá-la", disse o secretário ucraniano, insistindo na necessidade de rápido abastecimento de armamento às forças de Kiev.

O Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia é um órgão de coordenação que funciona sob o comando do Presidente Zelensky.

A instituição coordena e supervisiona as actividades dos órgãos do poder executivo na esfera da Segurança e Defesa Nacional.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo